O Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, é primeiro do Paraná e terceiro do Brasil em movimentação de aeronaves da aviação geral, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG). Em 2011 foram 57.786 pousos e decolagens, atrás apenas dos aeroportos de Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
É considerada aviação geral todos os voos que não sejam comerciais (de linhas aéreas) ou militares. Como, por exemplo, serviço aéreo privado, taxi aéreo, voos de instrução e aeronaves agrícolas. Incluindo helicópteros, turboélices e jatos.
O Bacacheri também deixou para trás aeroportos importantes como Congonhas (SP), Pampulha (MG) e Juscelino Kubitschek (DF). Mais três aeroportos paranaenses entraram na lista: o de Londrina, de Maringá e de Foz do Iguaçu, que juntos, somam mais de 28.000 pousos e decolagens em 2011. Ainda neste ano, segundo a ABAG, o Paraná foi responsável por 66% do crescimento da frota de aviação geral do sul do Brasil.
O Aeroporto Afonso Pena, em São José do Pinhais ocupa o 26° lugar na pesquisa, com 11.161 voos e decolagens em 2011.
Novo levantamento, com os dados de 2012, está sendo realizado pela entidade e deve ser anunciado em agosto, durante a 10ª edição da Labace, a segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que acontecerá no Aeroporto de Congonhas.