Uma equipe de cientistas britânicos rejeitou, com uma pesquisa, a teoria conhecida como “Complexo de Napoleão”. A teoria afirma que os homens de baixa estatura são mais agressivos que os mais altos.
   
Os pesquisadores da Universidade de Lancashire, no norte da Inglaterra, realizaram o estudo encomendado pela BBC londrina. Eles descobriram que os homens mais altos, em geral, são mais temperamentais do que os baixinhos.
   
Durante os testes, cerca de 20 homens de alturas diferentes participaram de um exercício em que “duelaram” com varetas de madeira. Eles provocavam os companheiros, com pequenos golpes de vareta nos dedos.
   
As reações cardíacas e oculares medidas revelam que os homens mais altos foram os primeiros a responder com um temperamento agressivo diante do ataque. O doutor Mike Elsea, cientista da universidade britânica, diz que a investigação sugere que a altura de um homem não determina seu temperamento. Ele explicou que jogadores de futebol da Grã-Bretanha, como Robbie Savage (alto) e Dennis Wise (baixinho) poderiam reagir da mesma forma em uma partida.
   
“Nossos resultados confirmaram a opinião de que o ‘Complexo de Napoleão’ é só um mito. Quando vemos um homem de baixa estatura sendo agressivo, a tendência é crer que isto se deve à sua altura. Mas a reação ocorre simplesmente porque esta característica é mais óbvia do que outras, e porque é a primeira coisa que chama atenção [em um baixinho]”, acrescentou.