Recife — Um avião bimotor, com dez pessoas a bordo, caiu na manhã de ontem no bairro de San Martin, zona oeste de Recife. No acidente, duas pessoas morreram: o piloto, cuja identidade ainda não foi revelada, e Gilberto Silva, 46 anos, produtor da banda Calypso. Os demais ocupantes da aeronave foram encaminhados a hospitais da cidade. O avião, que vinha de Teresina (PI) para Recife, pertence a Chimbinha, compositor e guitarrista do grupo musical, que não estava a bordo. A banda Calypso realizou um show na capital piauiense no último sábado. De lá, os integrantes do grupo seguiram de ônibus para Fortaleza, onde foram avisados do acidente que vitimou o produtor da banda.

Medvedev
Rio de Janeiro — Tropas do Exército começaram ontem a ocupar ruas da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir a segurança do presidente russo, Dmitry Medvedev, que visita a cidade nesta semana, e dos participantes do 3o Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração de Crianças e Adolescentes, que acontece no Riocentro. Medvedev fica no Rio de hoje até a quarta-feira, quando irá encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o congresso internacional, que reunirá representantes de 124 países, será realizado entre os dias 25 e 28 deste mês.

Reunião
Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena hoje reunião ministerial para avaliar a crise financeira mundial e as medidas adotadas para evitar escassez de crédito no mercado nacional. É a primeira vez que Lula reúne toda a equipe desde o início da crise. O encontro ocorrerá na residência oficial da Granja do Torto e vai durar todo o dia. Os ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Henrique Meirelles, do Banco Central, farão apresentação detalhada sobre o tema ao presidente e demais participantes, informou o ministro de Relações Institucionais, José Múcio.

Maconha
São Paulo — A Polícia Militar de São Paulo apreendeu 9,8 toneladas de maconha, ontem, dentro de um caminhão acidentado na Rua Carlos Toledo Pizza, em Paraisópolis, na zona oeste de São Paulo. É uma das maiores apreensões jamais feitas de maconha.

Emboscada
Belém — Três homens armados com pistolas 380 abriram fogo contra dois ônibus que levavam garimpeiros para Serra Pelada durante a madrugada de sábado. Revoltados, cerca de 2 mil garimpeiros que chegaram em vários ônibus em Serra Pelada preparam manifestações de protesto para hoje.