Até o dia 10 de setembro de 2011, está aberta ao público no Instituto Cervantes de Curitiba a exposição Cadernos de Pekin, da artista plástica espanhola Ana Bellido. Com inúmeras mostras individuais e coletivas, tendo suas obras em museus e coleções particulares de todo o mundo, Ana apresenta na capital paranaense trabalhos em aquarela, colagem e nanquim, onde Ocidente e Oriente se juntam com maestria e acerto poético.

A exposição é resultado de uma bolsa de estudo que artista recebeu da Universidade de Boston, que lhe permitiu uma estada de seis meses em Pequim. Depois disso, a China passou a ser fator chave entre suas mais recentes séries de obras.

Segundo a artista, ela aprendeu no Oriente que a vida é um rio que flui, e que é preciso deixar-se levar por ele. Minha estada na China me proporcionou calma e uma nova visão plástica da realidade, explica Ana.

Em Cadernos de Pekin Ana Bellido se utiliza de ideogramas chineses e japoneses, que sempre a seduziram, para desenvolver suas obras.
A escrita oriental faz parte do meu trabalho há muitos anos. Me interessa o valor plástico dos textos, sem levar em conta questões semânticas ou de conteúdo, completa a artista

Serviço:

Exposição Cadernos de Pekin, de Ana Bellido

Local: Instituto Cervantes

Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 925

Data e horário: De 04 a 10 de setembro de 2011

Preço: Entrada franca.