Sempre vestido a caráter e com seu inseparável pandeiro, Maérlio Fernandes Barbosa, mais conhecido como Ceará, é o mais antigo integrante da banda Forró Calamengau (em 2009 completa 25 anos). Ele é o idealizador e responsável pelo Espaço Cultural Calamengau, arrendado junto à direção da Sociedade Treze de Maio.
Ceará veio para o Paraná em 1981 e trouxe na bagagem a música e a dança nordestina. Do “alto” de seus 55 anos, sobe ao palco todos os sábados às 22h para tocar, cantar e fazer o povo dançar o bom forró tradicional da terra do grande Luís Gonzaga, rei do baião.

O Calamengau é um grupo musical que resgata as raízes do Nordeste, com músicas ao vivo onde são apresentados grupos de forró de pé-de-serra, além de outros shows que enriquecem e valorizam a cultura brasileira. Enquanto a dança aquece as noitadas de sábado, não poderia faltar aos visitantes o cardápio da culinária inspirada nos pratos tradicionais. Entre as opções, a famosa carne de sol com macaxeira é presença garantida na cozinha da Treze.

Histórico — No início, Ceará se reunia com um grupo de amigos para alegrar as noites curitibanas e divulgar a música nordestina, também para matar a saudade da terra natal. A reação do público paranaense foi tão receptiva que houve uma adesão maciça aos “forrozeiros”. Conseqüentemente, o grupo ganhou respeito, espaço e fama. Foi quando Ceará decidiu abrir o espaço cultural em Curitiba, voltado especialmente para os costumes e a difusão da cultura do Nordeste. Hoje, o Forró Calamengau é uma banda profissional que mantém viva as riquezas nordestinas com música típica. “Quando a gente leva este forró às pessoas, a gente canta com uma verdade muito grande nisso tudo, porque de fato a gente está sentindo tudo aquilo e as pessoas vêm se contagiando. Então, para mim, o forró faz parte da minha vida”, se emociona um entusiasmado Ceará.

Visitantes ilustres — Para arrastar o pé e suar a camisa não há limites de idade. Por isso, o Calamengau é constituído por um público bastante diversificado. A casa existe há 10 anos e já experimentou da presença de ilustres representantes da música nordestina, como Dominguinhos, Elza Soares, Hermeto Pascoal, entre outros grandes artistas. Para saber mais sobre a casa, visite o endereço eletrônico: www.calamengau.com.br.