Um canil irregular foi fechado na manhã desta quarta-feira, no bairro Xaxim, em Curitiba. Cerca de cem cães de raças de pequeno porte, como yorkshire, piquines, shinauzer, maltês, beagle e lhasa foram encontrados vivendo em situações precárias. Eles eram criados para fins comerciais e serão levados da residência.

A operação para fechar o canil foi deflagrada pela Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, e também pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que recebeu a denúncia das irregularidades. Conforme relatou o delegado titular da DPMA, Renato Figueroa, o caso já vinha sendo investigado há alguns dias, desde que um vídeo que mostra a dona do canil comercializando alguns cães yorkshires chegou até à delegacia.

Os cães foram retirados do canil e levados para lares provisórios. Eles também serão vacinados e microchipados, e, posteriormente, serão encaminhados para adoção.

Este doi o terceiro caso de fechamento de canil irregular em Curitiba desde setembro, quando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba descobriu um canil no bairro Boa Vista. No local, foram encontrados 119 animais de onze raças, sendo 58 filhotes, todos em condições precárias. 

No final de outubro, outro canil irregular foi fechado no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 30 cães das raças Poodle, Pinscher, Lhasa apso e Yorkshire estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem.

Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado.