A General Motors do Brasil divulgou fotos do compacto Agile durantetestes finais de validação – em que o veículo recebe o certificado daGM para que possa ser produzido e comercializado no mercado –,realizados recentemente no Brasil e na Argentina. De acordo com a GMB,a validação do Agile prevê mais de 1 milhão de quilômetros rodados emtestes que servirão para avaliar componentes de segurança veicular,durabilidade, carroceria, freios, acústica e vibração. Para atingiresta marca, a empresa está utilizando 150 exemplares do modelo entreveículos completos e montados parcialmente.

Vendas no Paraná
Dados da Fenabrave-PR e Sincodiv-PR informam que as vendas de veículos no Paraná caíram 2,94% de junho para julho desse ano, passando de 30.288 unidades para 29.397, como já havia sido previsto pelo diretor-geral da Fenabrave-PR, Luís Antônio Sebben, considerando que o mês de junho foi muito bom para o setor da distribuição. Os responsáveis pela queda foram os segmentos de automóveis e comerciais leves que, juntos, apresentaram queda de 5,12% de junho para julho, passando de 22.019 unidades para 20.891. Já os caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários cresceram, mas não o suficiente para alavancar o setor. Respectivamente esses segmentos apresentaram os seguintes índices de aumento de junho para julho: caminhões (12,14%), ônibus (10,86%), motos (1,55%) e implementos rodoviários (1,41%).

Cinto de 3 pontos
Criado em agosto de 1959 pelo engenheiro sueco Nils Bohlin, da Volvo, o cinto de segurança de três pontos é considerado até hoje uma das inovações mais importantes em segurança veicular de todos os tempos. A invenção foi disponibilizada gratuitamente a outros fabricantes de carros pela Volvo, que enviou Bohlin para diversas partes do mundo com o objetivo de difundir a importância da adoção do cinto de segurança e contribuir na formulação do código de leis de segurança veicular. Desde então, o dispositivo de segurança vem ajudando a salvar vidas.

Recorde do Meriva
O Chevrolet Meriva registrou, no último mês de julho, um recorde histórico mensal de vendas, com 3.550 unidades emplacadas, o que lhe rendeu a melhor marca já registrada desde 2002, ano de seu lançamento no mercado brasileiro. Próximo de completar sete anos no mercado nacional, o monovolume também comemora o melhor período de sete meses de vendas, com 19.179 unidades emplacadas, superando em 31% o recorde anterior, registrado em 2008, quando foram emplacadas 14.639 unidades..

97 km por litro
A General Motors quer que seu futuro sedã híbrido, o Volt, seja classificado pelas normas governamentais americanas como capaz de rodar 97 quilômetros por litro de gasolina. O valor é quatro vezes superior ao obtido pelo Prius, híbrido vendido pela Toyota, que utiliza uma tecnologia diferente da adotada pela Chevrolet. O Volt é movido exclusivamente a eletricidade e, segundo a fábrica, poderá rodar 64 km antes de esgotar a capacidade de suas baterias, que podem ser recarregadas numa tomada de corrente doméstica. Para continuar andando, ele conta com um gerador movimentado por um motor a gasolina.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.