A Ciclofaixa de Lazer criada pelo ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci, para uso de ciclistas apenas em um domingo por mês e apenas no Centro da Cidade, terá sua última edição neste domingo. O projeto dará lugar a outra rota de lazer, que começará pela Avenida Cândido de Abreu e unirá parques da cidade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1) pela Prefeitura de Curitiba.

A nova rota, com aproximadamente um quilômetro de extensão, vai ligar a Praça 19 de dezembro (Centro) à Praça Nossa Senhora da Salete (Centro Cívico), através de uma das vias da Avenida Cândido de Abreu.  A rota da Avenida Cândido de Abreu deve ser implantada até 29 de março, aniversário de Curitiba, e é o primeiro passo para a criação do Circuito Ciclístico de Lazer, bem mais amplo.

O trajeto permanecerá somente aos domingos e, diferentemente do projeto atual, não contará com faixa vermelha pintada no asfalto, delimitando o uso.

O pré-projeto do novo circuito ciclístico de lazer de Curitiba foi definido na sede do Ippuc, por equipes da prefeitura.  O local do novo circuito e o prazo para implantação foram definidos, mas os detalhes do projeto, como os bloqueios de ruas e toda a parte operacional, ainda serão resolvidos, pois o projeto conta com o envolvimento de outras secretarias, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior. Também estão envolvidos na execução do projeto a Setran (Trânsito), Smop (Obras Públicas), Ippuc e Urbs.

Segundo o secretário, o novo projeto sinaliza a vontade política da atual administração de promover a utilização da bicicleta como alternativa de transporte em Curitiba. Queremos incentivar a prática do ciclismo por parte das famílias em um local que vai integrar a região do São Lourenço e Museu Oscar Niemeyer com a região do Passeio Público. São áreas de intenso tráfego de automóveis e ônibus que passam a ser ocupadas pelas bicicletas. É emblemático e vai trazer um ganho educacional para os usuários, explicou Dutra Júnior.

A rota no Centro Cívico também apresenta ganho em relação ao trajeto atual das ciclofaixas porque vai ligar dois pontos atrativos à população: o Passeio Público e o Parque São Lourenço. Uma das reclamações dos usuários e motivo da pouca utilização das ciclofaixas de lazer era não unir pontos de interesse, afirmou o secretário.

O Circuito Ciclístico de Lazer será bem mais amplo. A rota Cândido de Abreu é apenas o pontapé inicial do projeto, conforme explica Dutra Júnior. O grande usuário da bicicleta mora nos bairros periféricos e sabemos disso. Essa rota no Centro Cívico representa apenas o início do projeto. Vamos levar a ideia para os bairros de Curitiba.