Mianmar — O número de mortos no devastador ciclone que atingiu Mianmar (ex-Birmânia) no sábado subiu para quase 4 mil pessoas, mas o governo advertiu que ele pode chegar a 10 mil. Se a estimativa for confirmada, este será o maior número de mortos em um desastre natural na Ásia desde o tsunami de dezembro de 2004, que matou 181 mil pessoas e devastou áreas costeiras na Indonésia, Tailândia e outras partes do sul e sudeste asiáticos.

Autonomia
Bolívia — A proposta para autonomia do departamento (estado) boliviano de Santa Cruz teve uma aprovação esmagadora da população local, embora o presidente da Bolívia, Evo Moraes, tenha dito ontem que o referendo fracassou, porque 39% dos eleitores não foram votar. Segundo as pesquisas de boca de urna 85% dos eleitores aprovaram a autonomia.

Impasse
Irã — O Irã anunciou ontem que não participará de nenhuma nova rodada de negociações com os Estados Unidos para discutir a crise no setor de segurança no Iraque enquanto as forças americanas mantiverem a atual onda de repressão a milicianos xiitas no país árabe. Os militares americanos responderam e fizeram mais acusações de que o Irã e o grupo xiita Hezbollah, patrocinado por Teerã, treinam insurgentes iraquianos em campos próximos à capital iraniana.

Freezer
Alemanha — A polícia alemã deteve a mãe de três bebês cujos cadáveres foram encontrados em um freezer localizado no sótão da casa dela. A informação foi divulgada ontem por Johannes Daheim, porta-voz dos procuradores que investigam o caso. A polícia encontrou os corpos na noite de domingo, no povoado de Wenden, perto de Olpe – região da Renânia do Norte-Westfália.