Um brinde com saquê e apresentação da dança folclórica japonesa Mimbu marcou a abertura do segundo Mercado Matsuri — Festa da Primavera Oriental — no Mercado Municipal de Curitiba, ontem. A festa, promovida pela Prefeitura em parceria com o Consulado do Japão, Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (Acesme) e Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, prossegue até domingo. Na programação estão apresentações de dança e exposição sobre a cultura oriental.

“Curitiba e o País inteiro devem muito a e este povo. A festa é uma forma de a Prefeitura reconhecer e valorizar à cultura japonesa e a contribuição da etnia na construção de um Mercado Municipal cada vez melhor para todos nós”, disse o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.
“Um grande número de nikkeis contribuíram para a história do Mercado Municipal, que hoje tem um papel muito importante na vida da cidade”, destacou o cônsul geral do Japão, Hirotsugo Hagiuda. Segundo dados da Associação de Comerciantes, 60% dos permissionários do Mercado Municipal são japoneses.
“O comércio nikkei vai além da gastronomia. Está presente nos acessórios, roupas e utensílios. Pessoas de várias partes da cidade, inclusive de outros estados, têm aqui um ponto de referência para aquisição destes produtos”, disse o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Yamassaki.

O casal capixaba Simara Dona e José Roberto Autoe fazia compras no mercado, com os filhos, e foi surpreendido pela festa. “Achei muito interessante e bonito. Vamos voltar amanhã para ver outras apresentações”, disse Simara.
A abertura da festa foi feita pelo Secretário Municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara e pelo cônsul geral do Japão, Hirotsugo Hagiuda. O brinde foi compartilhado pelo secretário municipal de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães e presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Yamassaki.