CMC/arquivo

A vereadora Professora Josete (PT) protocolou na segunda-feira (24) uma denúncia no Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitando a apuração de possíveis fraudes em um processo licitatório da Prefeitura de Curitiba de contratação de empresas para fornecimento de concreto para obras de asfalto no município. Três empresas participaram do Pregão Eletrônico 189/2019, da Secretaria de Obras, em julho de 2019. Duas delas foram vencedoras e uma delas foi desclassificada do certame. A suspeita, segundo a vereadora é que as vencedoras pertençam a um mesmo grupo empresarial, o que caracterizaria fraude na concorrência. Juntas, as vencedoras receberam cerca de 8,4 milhões, pelo fornecimento de concreto à Secretaria.

Documentos
A parlamentar diz ter apresentado à Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público uma série de documentos que apontam que as empresas teriam o mesmo telefone fixo e que o endereço de uma das empresas trata-se de uma residência e não um imóvel comercial. Além disso, o referido imóvel não seria compatível com a atividade de uma usina de concreto. Para Josete, há suspeitas de que a licitação tenha sido fraudada. “Há fortes indícios que aparentemente as três empresas tratam-se de uma única, com compartilhamento de infraestrutura e recursos humanos”, comenta a vereadora.

Pré-candidato Republicano
O diretório municipal do Republicanos em Curitiba marcou o aniversário de 15 anos da legenda, na última terça-feira com a confirmação da pré-candidatura do deputado federal e ex-prefeito de Pinhais (região metropolitana de Curitiba), Luizão Goulart à Prefeitura de Curitiba. O anúncio foi feito durante reunião virtual convocada pelo presidente municipal da legenda Osias Moraes com a participação de dezenas de pré candidatos a vereadores e simpatizantes da sigla. “Vim de uma gestão com alto índice de aprovação e nunca precisei atacar ninguém para ter boa votação. Pretendo olhar para os 75 bairros de Curitiba sem dar mais atenção a determinada regional”, disse Luizão.

Visita presidencial
O presidente Jair Bolsonaro visita hoje Foz do Iguaçu, para participar do “Lançamento da Pedra Fundamental para duplicação da BR-469”, na via de acesso ao Aeroporto Internacional do Iguaçu, acesso pela Rodovia das Cataratas, km 16,5. A solenidade está marcada para a frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

Economia
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) divulgou ontem relatório afirmando que oor meio das fiscalizações exercidas entre 2016 e 2017 em 260 entidades de 208 municípios, foi capaz de gerar um benefício de R$ 16.193.968,32 para os cofres públicos paranaenses. Segundo o TCE, foram encontrados centenas de problemas nas entidades fiscalizadas, diante dos quais o TCE-PR recomendou a adoção de diversas possíveis soluções. Dessas recomendações, 20,2% foram implementadas total ou parcialmente. Já 33,6% das falhas apontadas foram solucionadas em alguma medida pelos gestores.

Transporte
Por sua vez, o benefício milionário apurado foi proporcionado aos tesouros municipais em decorrência de fiscalizações que tiveram como tema as gestões financeira, de pessoal e sobre os regimes próprios de previdência social (RPPS) locais. Entre as outras áreas vistoriadas, destacam-se educação, saúde, meio ambiente e transporte público, aponta o tribunal.