O juiz da 1ª Zona Eleitoral, João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, confirmou na sexta-feira a candidatura do deputado estadual Requião Filho à prefeitura de Curitiba. Na sentença, ele declara a validade a convenção, realizada no início do mês pelo PMDB, por ter sido a única convocada e promovida pelo órgão partidário legítimo para a atividade. A Justiça considerou inválida a convenção, realizada dias depois e divulgada por Doático Santos, considerando inexistente o suposto Diretório Municipal do PMDB que a convocou.
Comemoração
Nas redes sociais, Requiao Filho comemorou. Caminho livre! Para quem ainda tinha dúvidas sobre minha candidatura, a Justiça Eleitoral acaba de reafirmar o que já sabíamos; que o grupo liderado por Doático Santos teve seu pedido indeferido. Ou seja, o PMDB de verdade tem candidato!, comentou.
Subiu no telhado
Depois de mais uma declaração desastrada, já há quem diga que o deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) pode perder o cargo de ministro da Saúde. Na semana passada, ele foi obrigado a pedir desculpas publicamente depois de ter dito que os homens procuram menos os médicos por trabalharem mais que as mulheres.
Sabão
Segundo a imprensa nacional, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), estaria apenas esperando o Senado aprovar a deposição definitiva da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) para substituir Barros. Até a filha do ministro, deputada estadual e candidata à prefeitura de Curitiba, Maria Victória (PP), divulgou vídeo repreendendo o pai pelas declarações.
Caixinha
O vazamento de um vídeo em que o ex-deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB) aparece recebendo dinheiro de um suposto funcionário em um envelope, e a denúncia de que ele ficava com parte dos salários de assessores repercutiu nos bastidores da Assembleia Legislativa. O temor é que outros deputados sejam alvo de acusações semelhantes.
Ponto final
O candidato do PMN à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, fez uma visita surpresa ao ex-mentor, ex-governador Jaime Lerner. Os dois estão rompidos desde 2002, quando Lerner se recusou a apoiar a candidatura de Greca ao governo do Estado, levando o ex-prefeito a se aliar com o senador Roberto Requião (PMDB). Coincidência ou não, Lerner publicou na sexta-feira uma mensagem em sua página no facebook: Mais uma vez reafirmo. Não estou apoiando nenhum candidato a prefeitura de Curitiba. Ponto final!
Esquerda
O partido do lema Contra burguês, vote 163 dificilmente terá candidato a prefeito de Curitiba neste ano. Um grupo de militantes rompeu em julho com a direção nacional do PSTU, o que impediu a legenda de se articular para as eleições. Cerca de 700 integrantes do partido entenderam que a prioridade é impedir o impeachment da presidente Dilma, enquanto o diretório nacional defende o afastamento.
Burguesia
Depois que a maioria da burguesia se unificou em torno à proposta de impeachment, a partir de fevereiro de 2016, defendemos internamente que era vital lutar contra esta manobra parlamentar, sem que isso significasse, evidentemente, prestar qualquer apoio político a Dilma, diz nota do grupo dissidente.