Representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência do Paraná (CREA-PR) apresentaram ontem aos deputados a Agenda Parlamentar, programa que faz um diagnóstico dos problemas e demandas de 30 municípios do Estado e traz propostas recolhidas pela entidade. Entre elas estão a elaboração de um plano de acessibilidade e adequação dos passeios públicos em Marechal Cândido Rondon, a revisão do plano viário de Toledo e a construção do anel viário de Cascavel (Contorno Norte), fazendo a ligação da BR-467 com a BR-369 e a BR-277.
O documento propõe ainda a elaboração de um plano comunitário de recuperação e manutenção de estradas rurais com o reaproveitamento de resíduos da construção civil para acesso às propriedades rurais de Maringá, a numeração de residências e identificação das ruas nos municípios do Litoral, e a destinação de resíduos orgânicos, separação, aterros sanitários, coletas seletivas e sua disposição final em Curitiba.
Segundo o CREA-PR, a agenda é resultado de oito meses de trabalho em conjunto com entidades de classe e busca a aproximação dos profissionais das áreas tecnológicas com o poder público. Álvaro Cabrini Júnior, presidente do CREA-PR, explicou que o programa consiste na elaboração de um diagnóstico do município, feito pelos profissionais ligados à entidade. Com base neste diagnóstico foram formatadas propostas que têm o objetivo de ajudar no desenvolvimento dos municípios.