A comunidade católica de Nova York se sentiu agredida com a estátua de chocolate em forma de Jesus Cristo feita para celebrar o feriado de Páscoa, uma das festividades religiosas mais importantes do ano.
   
A escultura, de 1,80 metro de altura e composta de 90 quilos de chocolate ao leite, foi realizada pelo artista ítalo-canadense Cosimo Cavallaro para a exposição na Lab Gallery do Roger Smith Hotel, localizado no coração da Big Apple, que acontece do dia primeiro de abril até o Sábado Santo.
   
A estátua de um Cristo completamente nu e com os braços abertos remetendo à crucificação causou reações apaixonadas. Segundo Bill Donohue, chefe da Liga Católica para os Direitos Civis e Religiosos, a imagem é uma afronta à sensibilidade cristã, não apenas pela “horrenda” criação do artista, mas também pela proximidade da Páscoa.
   
O diretor da galeria, Matt Semler, se disse surpreso com a reação, pois, segundo ele, a intenção não era ofender ninguém. Além disso, insistiu que foi uma coincidência a exposição acontecer junto com a Páscoa.
   
A Lab Gallery e o hotel receberam tantos telefonemas e cartas de protesto que consideraram cancelar a exposição.
   
Cavallaro, filho de imigrantes italianos, cresceu no Canadá e é conhecido por suas obras realizadas com comida. Causou comoção quando passou mussarela na parede do quarto do hotel onde estava hospedado, além de tê-lo decorado com uma cadeira feita de queijo e uma cama de presunto.