Casas prontas com um custo 10% menor e concluídas três vezes mais rápidas, quando comparadas ao sistema convencional de construção. Essa é a promessa da joint venture Rede iVerde, parceria formada pelas empresas curitibanas Tecverde Engenharia e a Construtora Roberto Ferreira. Criada para viabilizar as moradias de baixo custo e pequeno impacto ambiental, nasce com o desafio de buscar atender a demanda do mercado para a construção de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida na faixa de um a três salários mínimos. A Rede foi lançada ontem, durante a demonstração da rapidez com que a tecnologia pré-moldada permite erguer uma casa de 45 metros quadrados (padrão do Programa Minha Casa, Minha Vida), localizada na Rua Ferdinando Darif, 42, no bairro Sítio Cercado, concluída em 2h30. Para o dia seguinte ficou apenas o acabamento fino.

Há sobra de recursos financeiros na Caixa aguardando liberação para empreendimentos da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida  – de zero a três salários mínimos -, porém eles não encontram construtoras que aceitem o desafio, pois o risco dos empreendimentos dessa faixa é de grande possibilidade de perda de dinheiro quando feitos no sistema construtivo convencional. É essa demanda que a Rede iVerde irá suprir, explica o diretor de produção da Tecverde, Lucas Maceno.
Para 2014 são previstas 2,6 milhões de casas no programa Minha Casa Minha Vida. Pelo menos 1,5 milhões são subsidiadas para a faixa 1. As construtoras estão com dificuldade de atender essa demanda de prazo e de preço, devido ao alto custo e à falta de mão de obra que encontramos hoje na construção civil tradicional. O sistema iVerde é uma maneira de oferecer aos construtores uma solução: atender prazo e preço e ainda de forma sustentável.
O primeiro projeto da iVerde já existe em Pelotas, Rio Grande do Sul. O Residencial Haragano possui 280 unidades de casas populares, sendo 270 sobrados e 10 casas térreas, de 45 m². Essas casas térreas possuem projeto de acessibilidade. Duzentas unidades já foram entregues para finalização do acabamento, construídas no prazo de cinco meses. As demais serão finalizadas até janeiro. A entrega do empreendimento está prevista para maio de 2013.