O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) abandonou hoje (15) o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, depois que o relatório absolvendo o deputado Edmar Moreira (sem-partido-MG) foi aprovado.

“Vou agora trabalhar em outras comissões e em plenário”, disse. Ele ainda descartou a possibilidade de entrar com recurso para que o relatório absolvendo Moreira seja analisado pelo plenário. “O Conselho é uma amostra razoável do resto da Casa”, lamentou.

Fonteles foi autor do primeiro relatório no caso e recomendou a perda de mandato de Moreira, acusado de usar dinheiro da verba indenizatória para pagar serviços de segurança prestados por sua própria empresa.

Em votação no Conselho de Ética, o relatório foi rejeitado. Um segundo parecer, pedindo a suspensão de Moreira, também foi recusado. Prevaleceu o relatório do deputado Sérgio Brito (PDT-BA), que absolveu Moreira por falta de justa causa.

A alegação é que na época não havia proibição no regimento da Casa para que a verba indenizatória fosse usada para pagar contas de empresas de parlamentares.