A partir do conto  de Caio Fernando Abreu, Aqueles Dois, a companhia mineira Luna Lunera  criou um espetáculo teatral homônimo, que apresenta neste final de semana no Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280) . A montagem já foi apresentada no Festival de Curitiba, e tanto deste como de outros festivais, saiu com o aval de público e crítica.

O conto, que teve sua primeira versão publicada no livro Morangos Mofados e está também na publicação Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, traz – como toda a obra deste escritor gaúcho –  múltiplas as citações de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, onde o autor mistura despudoradamente seu universo biográfico e ficcional. A
ssim, possibilita – como a versão teatral- uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo “daqueles dois”, “como numa provocação para que cada qual cuide de suas gavetas”, comenta Cláudio Dias, um dos autores/criadores da peça.

 Este trabalho começou em 2007, quando, sem patrocínios, a companhia decidiu e criou um grupo de estudos pra tratar  sobre Contato, Improvisação e o Método das Ações Físicas e Verbais, no intuito de,  no futuro, convidar especialistas de diferentes áreas para  criar uma maior fundamentação para novas criações. Assim, nasceu o Observatório de Criação, núcleo aberto à população. Na prática,  investiu também em um exercício coletivo de direção e dramaturgia, e os atores aplicaram suas vivências a partir de textos aleatórios, até que o grupo focou-se no conto “Aqueles Dois”.  Nascia neste ambiente de pesquisa e discussão, o trabalho que o grupo apresenta na capital.

Serviço
Aqueles Dois.  Dias 26 e 27, às 21h e 28 às 19h.  R$10 e R$5. Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280). Informações: (41) 2118-5111