Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, líder mundial de geração acumulada de energia limpa e renovável do planeta, com os melhores índices de eficiência operacional e práticas sustentáveis, comemora os 41 anos de criação da Itaipu no próximo domingo, 17 de maio, com reconhecimento em todas as áreas. A marca da empresa está fortemente associada à sustentabilidade, novas fontes de energias renováveis, integração regional, inovações tecnológicas, turismo, desenvolvimento territorial, equidade de gênero e inclusão social.

Em 2014, com uma produção de 87,6 milhões de megawatts-hora (MWh), a usina de Itaipu refirmou a sua importância estratégica para o setor elétrico brasileiro e paraguaio, respondendo por 17% do consumo nacional e mais de 75% do país vizinho.

Em meio à crise hídrica, a usina foi essencial para atender a demanda nacional e estabeleceu ainda outro recorde: o melhor índice de eficiência operacional de sua história. A produtividade chegou a 99,3%. O desempenho excepcional permanece até agora, tendo atingido nestes primeiros meses de 2014 os 100% do aproveitamento da água disponível. Na área sustentável, o maior reconhecimento veio da ONU.

Reconhecimento – Em março deste ano, a Itaipu conquistou o Prêmio Água para a Vida, ONU, na categoria “Melhores Práticas em Gestão de Água”. Outro reconhecimento importante às ações de responsabilidade socioambiental veio com a conquista do Prêmio Internacional Cumbres del Guadarrama, na categoria “Comportamento ambiental sustentável do setor empresarial”, concedido pela Comunidade de Madri, capital da Espanha.

Para o diretor-geral brasileiro é um orgulho ver que as iniciativas implementadas pela Itaipu e sua extensa rede de parceiros, para promover o desenvolvimento territorial sustentável na sua área direta de influência, estão tendo sua qualidade certificada por instituições internacionais de reconhecida independência e credibilidade, como a ONU e a Comunidade de Madri.

Segundo o executivo, os bons resultados apresentados e o prestígio conquistado são frutos do trabalho e da dedicação continuada de profissionais qualificados e comprometidos com a missão institucional.

 

Crédito da foto: Divulgação.