O duelo Brasil x Quênia terminou empatado por 1 a 1 na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa, ontem. Entre as mulheres, a queniana Eunice Jepkirui Kirwa cruzou em primeiro a linha de chegada, no Centro Cívico de Curitiba, com 34min22 para os 10 km. Mas na prova masculina, o baiano de Jacobina Giomar Pereira da Silva deu o troco. Giomar quebrou um tabu – desde 2006 um brasileiro não vencia em Curitiba -, surpreendeu ao imprimir um ritmo muito forte para vencer a etapa em 29min59, deixando o queniano de Eldoret, Titus Kipkosei Kibbi, em segundo (30min07). Na primeira manhã do novo horário de verão, não muito fria, mas com garoa na capital paranaense, a prova da oitava etapa do Circuito Caixa, teve a participação de 2.000 corredores.

Futebol feminino
O Santos conquistou ontem o bicampeonato na Libertadores de futebol feminino. Na final da segunda edição da competição, disputada na Arena Barueri, o time santista derrotou o Everton, do Chile, por 1 a 0, com um gol de Maurine já aos 44 minutos do segundo tempo. Dessa vez, o Santos não contou com Marta – a melhor jogadora do mundo esteve na Libertadores do ano passado -, mas conseguiu confirmar o favoritismo e levou o título. Para isso, apostou num time que é base da seleção brasileira e no talento da atacante Cristiane. Na final, o Santos pressionou bastante no ataque, mas teve dificuldade para superar a forte retranca do time chileno. Assim, o gol do título acabou saindo já aos 44 minutos, quando Maurine acertou cobrança de falta no cantinho e a goleira do Everton não conseguiu alcançar a bola. Em seis jogos disputados na competição, o time somou seis vitórias, com 25 gols marcados e nenhum sofrido.

Natação
O nadador brasileiro Thiago Pereira mais uma vez não decepcionou na Copa do Mundo de Natação em piscina curta (25 metros). Venceu ontem os 200 metros medley na etapa de Cingapura e conquistou o seu 11º ouro no circuito de 2010. No sábado, o brasileiro já havia vencido as provas dos 200 metros borboleta, 100 metros medley e 400 metros medley – os outros sete ouros foram conquistados nas duas etapas iniciais da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro e em Pequim. Agora, ele tenta manter o bom desempenho em Tóquio, nos dias 20 e 21 de outubro. Outro ouro brasileiro neste domingo veio com Lucas Kanieski, ganhador dos 1500 metros livre com o tempo de 14m45s65. A marca ainda lhe valeu o novo recorde sul-americano.

Handebol
Foram definidos todos os classificados da Liga Nacional de Handebol. Metodista/São Bernardo, Blumenau/Furb, UnC Concórdia e Luna ALG/Ordena/UCS avançaram à semifinal da competição feminina. Enquanto Pinheiros, Metodista/São Bernardo, Unopar Londrina/Sercomtel e TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté lutarão pelo lugar na decisão do campeonato masculino. A fase semifinal da Liga Nacional começa nesta quinta-feira. A Metodista visita a UCS, em Caxias do Sul (RS), enquanto Concórdia receberá Blumenau, em Concórdia (SC). E na sexta-feira, será a vez do EC Pinheiros enfrentar Taubaté, no interior paulista, e a Metodista encarar a Unopar, em Londrina (PR).

Automobilismo
Com direito a um show de pilotagem, Cacá Bueno e Christian Fittipaldi dominaram a rodada dupla do Trofeo Linea ontem no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Cada um deles ganhou uma corrida e chegou ao pódio na outra (Cacá em segundo e Christian em terceiro), resultados que provocaram uma mudança radical na classificação do campeonato. Agora com 86 pontos, Cacá disparou na liderança e chegará a Santa Cruz do Sul para as últimas duas etapas em situação privilegiada para conquistar o título. Christian assumiu o segundo lugar, mas terá um desafio e tanto pela frente na batalha final: superar a desvantagem de 22 pontos para Cacá em 35 possíveis no Rio Grande do Sul.