São Paulo, 16 (AE) – Bons lançamentos à vista prometem agitar o ano na área de literatura infanto-juvenil. Poesia, coletâneas, autores brasileiros, estrangeiros, consagrados ou apostas. Um cardápio variado e com algumas dicas para o jovem leitor se divertir. A SM, além de lançar “Perdidos na Amazônia 2”, de Tony Brandão, e a vencedora do Prêmio Barco a Vapor, Gláucia Lewicki, com “Era mais uma Vez Outra Vez”, realizará no Brasil o encontro dos jurados do Prêmio Ibero-americano SM, em outubro, de acordo com o diretor editorial da empresa, José Luis Cortes.

A editora Moderna edita “Três Marias de Cecília”, que reúne as correspondências trocadas entre a poeta Cecília Meireles e as suas três filhas (Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda) São 29 cartões-postais e cartas trocados entre os anos de 1940 e 1948. Um relato carinhoso, recheado de bom humor, as dificuldades e alegrias da trajetória de uma família.

Um clássico para a coleção “Dedinho de Prosa”, da Cosac Naify, que depois de publicar textos de Goethe e Machado de Assis, apresenta aos jovens leitores o escritor italiano do século 14 Giovanni Boccaccio, com “Vingança em Veneza”. O texto integral foi traduzido do italiano arcaico para o português por Nilson Moulin e as ilustrações são assinadas pelo argentino Carlos Nine

BOA LITERATURA – Para despertar o interesse pela boa literatura, Ivan Marques organizou a coleção “O Prazer da Prosa”, que reúne textos de autores consagrados, como Álvares de Azevedo, Raul Pompéia, Machado de Assis, entre outros, pela Scipione. Pela mesma editora, “Meninos em Guerra” apresenta os conflitos africanos e suas conseqüências por meio do olhar de crianças e de adolescentes.

Duas grandes damas da literatura brasileira, Ruth Rocha e Ana Maria Machado, assinam as traduções de comoventes histórias pela FTD. Em “Vidinha Boa”, de Véronique Caplain (tradução de Ruth Rocha), a história de uma bebê coruja e a relação afetuosa com seus pais. “Só Um Minutinho”, de Yuyi Morales (tradução de Ana Maria Machado) trata de um assunto delicado, a morte. Uma vovó bem ativa recebe a visita do Senhor Esqueleto, mas ele não perde por esperar pela surpresa que o aguarda.

Enfim, um leque de boas opções para ingressar os pequenos no mundo maravilhoso da literatura.