A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) deve ter novos empreendimentos neste ano durante a sua parada técnica de ampliação, entre obras para aumentar a sua capacidade de produção e parcerias com a Prefeitura de Araucária. Na quinta-feira (12), o prefeito Albanor Zezé Gomes fez uma visita à refinaria, para estreitar os laços de parceria e conhecer os trabalhos na Repar. A Petrobras é a maior fonte de renda do município, com a arrecadação de ICMS.

A Refinaria está construindo uma nova unidade de Coque, produzindo diesel de melhor qualidade; uma caldeira de geração de vapor; uma unidade de gás propeno (matéria prima da indústria petroquímica); complexo para a gasolina, diminuindo o teor de enxofre dos combustíveis, atendendo à nova legislação ambiental e melhorando a qualidade do ar na região metropolitana; uma nova estação de tratamento para despejos industriais; o centro integrado de controle (CIC); uma unidade de solvente; o SEMA 54 voltado para a área ambiental e o turboexpansor, que vai melhorar a eficiência energética da Refinaria. A Repar também estará ganhando junto com a ampliação, um novo acesso rodoviário, que vai melhorar o fluxo de pessoas e de veículos durante as obras, e futuramente facilitará o escoamento da produção de coque da Repar.

Atualmente a Repar mantém em parceria com a Prefeitura, os programas: Casa Petrobras na comunidade Guajuvira (inclusão digital e acesso à leitura), programa Cidadania Ativa, apoio ao pequeno produtor (geração de renda e feira livre na Repar), projeto Ajardinamento com alunos da Apae, apoio aos artesãos com o projeto Arte & Vida, além do projeto com a Banda Municipal, do Programa de Leitura da Repar nas escolas municipais, do Jovem Aprendiz e do Programa Sentinela.