A Semana de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes foi oficialmente aberta em Quatro Barras na manhã de quarta-feira (23), durante um evento que reuniu autoridades; conselheiros tutelares; profissionais das secretarias de Ação Social; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Ordem Pública e Segurança; representantes de entidades; diretores de escolas; vereadores; e lideranças religiosas e comunitárias.

A mobilização chamou a atenção para as políticas públicas que vem sendo implementadas através de várias áreas. Só no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de janeiro de 2011 a maio deste ano, foram realizadas mais de 2.560 ações, sejam palestras, capacitações, encaminhamentos e atendimentos pontuais de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Temos voltado nossos olhos para esta questão e buscado fazer a diferença. Além de todo o trabalho desempenhado pelo Creas, Cras e Secretaria de Ação Social, implantamos a primeira escola em tempo integral, a “Escola Total”, com a proposta de ampliar o projeto para todas as outras, e hoje temos mais de 3 mil crianças e jovens atendidos pelos programas de contraturno escolar. São ações que estão transformando a nossa cidade e dirigindo o olhar para quem precisa”, disse o prefeito Loreno Tolardo.