Pré-candidato à prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano, o deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) não perdeu a oportunidade de criticar o reajuste da tarifa de ônibus, autorizada na semana passada pelo prefeito Gustavo Fruet (DT). O que o prefeito imaginava é que desintegrando o transporte, deixando o Estado cuidar da Região Metropolitana, e o munícipio cuidando de Curitiba, não precisaria aumentar o valor da tarifa. Ledo engano. Sabíamos disso desde o início, disse ele.

Subsídio
Ducci atribui o aumento da passagem à má condução do processo por parte da prefeitura em obter o subsídio do governo estadual. Eles não têm técnicos que entendam como funciona o processo ao longo dos anos. E o próprio Fruet não quis continuar o processo de negociação com o governo do Estado para manter a Rede Integrada do Transporte, critica.

Memória
Aliados de Fruet afirmam que o ex-prefeito deveria pensar duas vezes antes de criticá-lo, já que foi na gestão dele que as atuais concessões foram firmadas, resultando em um sistema caro e deficitário que levou aos problemas enfrentados até hoje. Além disso, também foi no último ano da gestão de Ducci, em 2012, apenas dois anos após a licitação, que o governo do Estado implantou o subsídio, suspenso após a eleição do atual prefeito.

Triplex
Parlamentares de oposição ao governo federal começam amanhã, a coleta de assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários (Bancoop). A ideia é investigar o uso da cooperativa no esquema de corrupção na Petrobrás investigado pela Operação Lava Jato. A cooperativa foi responsável pelo início da construção do edifício no Guarujá, Litoral de São Paulo, onde suspeita-se que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria proprietário oculto de um apartamento triplex, concluído e reformado pela empreiteira OAS, e sob investigação da operação Lava Jato.

Carona
O início da coleta de assinaturas coincide com a volta de deputados e senadores ao Congresso, após o recesso parlamentar. Para criar a CPI, são necessárias 171 assinaturas. O deputado paranaense Rubens Bueno (PPS), líder de seu partido na Câmara, disse que o ex-presidente tem muito a explicar sobre as últimas denúncias. Seu instituto recebeu milhões de empreiteiras por palestras, ele viajou o mundo de carona em jatinhos dessas empresas, seus filhos também foram beneficiados e ainda temos os ‘presentes’, as ‘reformas’ que, ao final das investigações, poderão ser caracterizadas como propina, afirmou ele, em nota.

Folia
A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos amanhã, mas as votações mesmo só devem começar na terceira semana de fevereiro que começa no próximo dia 15. Isso porque com o Carnaval, os deputados não devem promover sessões na semana que vem, e só vão reiniciar as atividades para valer após a folia.

CPIs
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem começar 2016 com, pelo menos, 11  Comissões Parlamentares de Inquérito. No Senado, quatro já estão em funcionamento e duas aguardam instalação.  A partir de fevereiro, as CPIs das Próteses, do HSBC, do Futebol e do Assassinato de Jovens retomarão os seus trabalhos, enquanto a dos Fundos de Pensão e a das Barragens poderão iniciar as atividades. Há ainda, pronto para ser lido no plenário da Casa, o requerimento para a criação da CPI do BNDES.