Campeão da Copa Libertadores deste ano após derrotar o Cruzeiro na decisão do torneio continental, o Estudiantes conhecerá hoje o seu adversário na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. O Mazembe, do Congo, enfrenta o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, em Abu Dabi, às 14 horas (de Brasília), no primeiro jogo das quartas de final da competição. O duelo definirá o rival do time argentino. Quatro vezes campeão sul-coreano, o Pohang é comandado pelo técnico brasileiro Sergio Farias, que irá escalar o compatriota Denilson (ex-Palmeiras e seleção brasileira) como grande esperança do ataque do time no confronto. O jogador marcou sete gols na campanha do título da Liga dos Campeões da Ásia, sendo decisivo para ajudar a garantir a sua equipe no Mundial de Clubes. Com 33 anos de idade, Denilson está desde 2006 no futebol coreano, onde defendeu também o Daejeon Citizen, depois de ter deixado o Atlas, do México.
Para o confronto de hoje, Denilson espera uma partida complicada contra o atual campeão africano. “Não há equipe fáceis no Mundial de Clubes. Não sabemos muito sobre o Mazembe, mas deve ser um bom time pelas equipes que venceu para chegar até aqui. Será uma partida dura, mas nossa intenção é vencê-la”, ressaltou o atacante. Do outro lado, o Mazembe defende a tradição de quem já conquistou dez campeonatos nacionais africanos, sendo cinco deles obtidos no início deste século. Além disso, o time já ganhou por três vezes a Liga dos Campeões da África, sendo a última delas neste ano.

Mundial (II)
O argentino Lionel Messi, principal jogador do Barcelona, vai desfalca o time no clássico contra o Espanyol, no próximo sábado, pelo Campeonato Espanhol. O atacante sofreu uma lesão no tornozelo direito durante a vitória por 2 a 1 sobre o Dínamo de Kiev, fora de casa, na última quarta-feira, pela Liga dos Campeões da Europa. De acordo com o departamento médico do Barcelona, Messi será poupado do duelo contra o Espanyol sobretudo por precaução. Afinal, o jogo será o último da equipe antes da estreia no Mundial de Clubes da Fifa. O clube espanhol iniciará sua participação nesta edição da competição na próxima quarta-feira, contra o vencedor do confronto entre Auckland, da Nova Zelândia, e Atlante, do México, que jogam neste sábado.

Botafogo (I)
Destaque importante na campanha do Botafogo na competição, o atacante Jobson foi flagrado ontem no exame antidoping pelo uso de cocaína. Ele se submeteu ao teste após o jogo em que o time derrotou o Coritiba por 2 a 0, no Engenhão, em 8 de novembro, em partida válida pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, a comprovação de que Jobson jogou dopado não significa que o clube corra o risco de perder os pontos da partida. Isso só seria possível se houvesse a confirmação de que pelo menos outro atleta do clube estivesse na mesma situação. No caso de Jobson, a punição máxima prevista é de dois anos de suspensão. No entanto, o atleta terá direito a uma contraprova. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto depois da prova B, se assim quiserem o Botafogo e o jogador. O clube também não quis se posicionar formalmente, pois espera uma notificação da entidade.

Botafogo (II)
A diretoria do Botafogo anunciou ontem a renovação do contrato do técnico Estevam Soares. O treinador, que conseguiu evitar a queda do time para a Série B do Campeonato Brasileiro, ficará no cargo até o fim de 2010. Por outro lado, o zagueiro Juninho confirmou sua saída do clube. Ele deixará o Brasil para defender o Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, com o qual assinou contrato de três anos.

Flamengo
O Flamengo confirmou ontem que dirigentes, integrantes da comissão técnica e atletas do clube irão viajar para Brasília, na próxima segunda pela manhã, para se encontrar com o presidente Lula. No evento, será feita a foto oficial do campeão brasileiro de 2009 com o chefe de Estado. Como os jogadores estão de férias e vários deles, viajando, o Flamengo tem dificuldade de fechar a lista dos que embarcarão rumo ao Palácio do Planalto.

Santos
Dorival Júnior é o novo técnico do Santos O acordo foi fechado ontem à noite, numa conversa por telefone entre o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro e o treinador. Não foi informado o salário de Dorival, mas os dirigentes afirmam que é um pouco maior do que os R$ 280 mil mensais que ele recebia no Vasco. Ele vai começar a trabalhar em campo no dia 6 de janeiro (quarta-feira) de 2010, quando os jogadores voltam das férias, e terá apenas 10 dias para fazer as principais mudanças no elenco e montar o time para estrear no Campeonato Paulista, no dia 17, contra o Rio Branco, em Americana. O Santos deverá reintegrar o volante Roberto Brum, que disputou o returno e parte do turno pelo Figueirense, e Wesley, que defendeu o Atlético-PR no Campeonato Brasileiro.

Avaí
A direção do Avaí confirmou a contratação do técnico Péricles Chamusca e vai apresentá-lo hoje, na Ressacada, juntamente com dois reforços: o goleiro Zé Carlos e o zagueiro Gabriel, que estavam no Paraná. O treinador foi rebaixado com o Sport no Campeonato Brasileiro deste ano, mas tem no currículo campanhas vitoriosas na Copa do Brasil.

Vasco
O Vasco anunciou ontem mais três reforços para a próxima temporada. São eles: o zagueiro Gustavo, ex-Paraná e que pertencia ao Cruzeiro, o meia Caíque, destaque na boa campanha do Guarani na Série B do Campeonato Brasileiro, e o atacante Geovane Maranhão, que defendeu o Artsul na segunda divisão carioca de 2009. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, não quis dar novos detalhes, nesta quinta-feira, da negociação do clube para a aquisição do técnico que vai substituir o técnico Dorival Júnior na temporada. Três nomes estão bem cotados para ocupara o cargo: Antônio Carlos Zago, Tite e Vágner Mancini.

Fluminense
Uma reunião hoje em Búzios, na Região dos Lagos, pode definir o futuro de Fred no Fluminense. O encontro, que será na casa do empresário Celso Barros, diretor da Unimed, patrocinadora da equipe, decidirá sobre a permanência do gerente de futebol do clube, Branco, para a próxima temporada. Se Branco não continuar, o atacante Fred dificilmente permanecerá — ele já deu a entender que só ficaria no clube se Branco não tomasse outro rumo.

Romário
A vida de Romário segue conturbada. Se por um lado ajudou o América no acesso à primeira divisão estadual, por outro, o ex-jogador continua sofrendo com problemas particulares. Por sonegação do Imposto de Renda, o Baixinho foi condenado a prestar dois anos e meio de serviços comunitários e ainda terá de pagar uma multa no valor de R$ 391 mil (815 salários mínimos). As informações são do jornal O Dia.

Corinthians
Defederico, Morais, negociação com Danilo avançada e agora Tcheco. O Corinthians não está disposto a repetir os problemas na armação do segundo semestre em 2010. Desde a saída de Douglas, em julho, o clube ficou carente. Agora, se reforça para brilhar no ano do centenário, no qual tentará conquistar o inédito título da Copa Libertadores. Tcheco, de 33 anos, esteve ontem em São Paulo. Fez exames médicos pela manhã e, à tarde, assinou um pré-contrato com o clube.

São Paulo
O zagueiro Xandão, de 21 anos, é o primeiro reforço do São Paulo para a temporada de 2010. Ontem, o ex-defensor do Barueri fez exames médicos no clube e ficou de assinar o contrato, fato que deverá acontecer até o fim desta semana. O vínculo só não é definido ainda porque a Traffic, detentora dos direitos do atleta, acerta os últimos detalhes com os dirigentes do clube do Morumbi. Em relação aos outros reforços, tudo já foi acertado verbalmente, falta apenas a assinatura de contrato com o meia Marcelinho Paraíba (Coritiba), o atacante Fernandinho (Barueri), o zagueiro André Luís (ex-Santos e hoje no Barueri) e o meia Léo Lima (Goiás).