Cerca de 200 jogos de luminárias natalinas vendidas no comércio de Curitiba foram apreendidos ontem pela equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem). Todos os produtos apresentaram material ferroso, segundo a chefe de Divisão de Produtos Certificados e Regulamentados do Ipem, Eliane Marchiori Franco. “O produto com a presença desse tipo de material (ferroso)  pode causar desde choque a incendios”, alertou. Ela explicou que, quando esse produto oxida, ele aquece e pode causar vários danos.

Ontem foi iniciada uma fiscalização mais intensiva de brinquedos e artigos de decoração para as festas de fim de ano. Eliane, que percorreu várias lojas da Capital, ontem não encontrou nenhuma irregularidade nos brinquedos vendidos. “Nós estamos verificando a presença do selo do Inmetro e a indicação da faixa-etária”, explicou.
O trabalho dos técnicos do Ipem deve prosseguir durante toda a semana. O objetivo é dar maior segurança ao consumidor no momento em que cresce a oferta desses produtos, nem todos com as devidas precauções exigidas pela legislação.

“É preciso muito cuidado com brinquedos que possam trazer problemas às crianças. Nesses dias anteriores ao Natal cresce muito a oferta de brinquedos de procedência duvidosa e, como conseqüência, daqueles que não estão de acordo com as normas da legislação brasileira. E é sempre um risco para as crianças terem contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro.”

A advertência é do presidente do Ipem, Marco Antônio Berberi. Ele orienta o consumidor a adquirir brinquedos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência. “Se até mesmo no comércio regular encontramos irregularidades, o que não dizer de produtos que não passam pelo mínimo critério de qualidade?”, enfatizou o presidente do Ipem. (AE)