O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, encaminhou à Procuradoria Geral da República o recurso em que os advogados do foragido italiano Cesare Battisti pedem sua libertação e pediu um parecer sobre o caso. Battisti, ex-integrante de grupo de extrema esquerda em seu país, é acusado de ter sido mandante de quatro assassinatos na Itália. Na quarta-feira, o ministro da Justiça, Tarso Genro, lhe concedeu o status de refugiado político no Brasil.
Reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na sexta-feira a iniciativa de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, de propor a realização de um referendo sobre a possibilidade de implantação de um sistema de reeleição ilimitada para presidente da República e outros cargos do Poder Executivo da Venezuela. Porém, Lula fez a ressalva de que não considera esse o caminho para o Brasil. “Obviamente, eu vou trabalhar para fazer o meu sucessor”, disse o presidente brasileiro.
Retomada
As obras do projeto Cimento Social, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), foram retomadas na sexta-feira no Morro da Providência, no Centro do Rio. O projeto foi interrompido em junho do ano passado após a morte de três jovens moradores da favela que foram entregues a traficantes do Morro da Mineira (Catumbi, zona norte) por militares do Exército, que ocupavam a comunidade para a realização do projeto. “Não precisamos do Exército e vamos provar isso”, disse o encarregado de obras Alex Oliveira dos Santos.
Exploração
O número de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes ao serviço telefônico nacional Disque Denúncia 100 mais que triplicou nos últimos dois anos em relação a 2005 e 2006, segundo dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência. Em 2007 e 2008, o total de denúncias relacionadas especificamente a casos ligados ao turismo sexual no Brasil foi de 11.365, enquanto nos dois anos anteriores, esse número chegou a 3.551. O aumento pode ser um sinal positivo, pois mostra que as pessoas estão mais atentas ao problema.
Pássaros
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 170 pássaros de espécies raras típicas da Região de Mata Atlântica. As aves estavam com um menor de idade e eram transportadas em gaiolas minúsculas dentro de sacos plásticos. A apreensão ocorreu na altura do km 547 da Rodovia Rio-Santos, em Paraty, no Rio. Durante uma fiscalização de rotina, os agentes interceptaram o ônibus que seguia de Paraty para Angra dos Reis e flagraram o adolescente.