O Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões e idiomas da América Latina, está com as matrículas abertas para o seu tradicional curso de Fotografia, na cidade de Curitiba. Coordenado pelas fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio, as atividades visam a formação de profissionais completos, preparados para atuar em todas as vertentes do segmento. Com duração de um ano letivo, o curso é baseado em métodos modernos, utilizados nas principais escolas de fotografia do mundo, e trabalha diretamente com noções práticas e teóricas do mercado profissional. As aulas do curso de Fotografia terão início no dia 12 de agosto, com turmas nas segundas e quartas ou terças e quintas nos períodos da manhã (8h30 às 11h45), tarde (14h às 17h15) e noite (19h15 às 22h30). As atividades serão realizadas na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, 1.700). Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Orgânicos
A certificação gratuita dos produtos orgânicos é realizada pelas universidades estaduais e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O projeto oferece um acompanhamento técnico e a capacitação dos produtores paranaenses, para que trabalhem dentro das normas previstas na legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica. Processo acompanhado e orientado por técnicos das universidades estaduais e auditado pelo Tecpar. O objetivo dos núcleos regionais de certificação instalados nas instituições de ensino superior é a formação de recursos humanos e apoio técnico aos agricultores familiares, para adequação dos sistemas de produção vegetal, animal e unidades de processamento de cada região.

Dentre as Instituições de Ensino Superior (IES) que trabalham com a certificação, o Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), recentemente acompanhou 51 produtores. Sendo que 12 já foram certificados e 10 aprovados na auditoria, e logo serão certificados. A meta da instituição é atingir 50 certificações até julho de 2015. Os principais produtos cultivados em 46 municípios da região são: hortaliças, folhosas, legumes e a cana-de-açúcar.