“O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como obrigatória a instalação de dispositivo anti-furto nos veículos fabricados a partir de 1º de agosto de 2009. O sistema instalado deverá possibilitar o bloqueio e rastreamento do veículo. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) tem 90 dias para decidir sobre as especificações da tecnologia a ser usada nos dispositivos anti-furto e no sistema de rastreamento.” Brincadeira e de muito mau gosto. È só verem as vendas de veículos decolarem que alguns oportunistas começam a querer tirar proveito. A principal função deles é de salvar vidas, não patrimônio. As experiências anteriores dos kits de primeiros socorros, e da inspeção obrigatória que até hoje não conseguiram colocar em prática, da credibilidade necessária.  Função do governo é prevenir, encontrar o carro é serviço da polícia. Obrigar a se colocar o aparelho sem perguntar se o proprietário terá como pagar sua manutenção e se eximir de responsabilidade. Cadê o Congresso Nacional que gosta de fazer CPI para investigar a ligação com as empresas de rastreadores e seguradoras, que serão as maiores beneficiadas. Não sou de maneira nenhuma contra os rastreadores, muito pelo contrario, funcionam muito bem, mas a obrigatoriedade do uso é ditatorial.

Frances flex
A partir do próximo mês, a Citroën vai comercializar na Europa o modelo C4 BioFlex, equipado com motor flexível equipada com motor 1.6 de até 113 cv (cavalos) de potência desenvolvido no Brasil. Os preços partem de 18.650 euros e a princípio as vendas estarão limitadas apenas à França e à Suécia.

Novo Toyota
Dentro de dois anos, a Toyota pode iniciar a produção de um minicarro de baixo custo, segundo declarações do presidente da montadora, Fujio Cho, à agência de notícias Reuters durante uma conferência de negócios entre a Índia e o Japão. O executivo japonês ainda afirmou que este novo conceito de veículo poderá ser construído na Índia ou no Brasil.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.