Estados Unidos — Eric Fanning tornou-se o primeiro homem declaradamente homossexual a assumir o cargo de secretário do Exército dos Estados Unidos.O novo comandante vai coordenar os trabalhos das tropas terrestres norte-americanas. Neste cargo, Fanning responde diretamente ao secretário de Defesa do país. Eric Fanning era até agora vice-secretário da Defesa, considerado conselheiro próximo do chefe do Pentágono, Ashton Carter. Fanning recebeu o cargo em meio à política de integração dos homossexuais às Forças Armadas. As minorias sexuais receberam a oportunidade de servir no Exército depois da abolição da norma não pergunte, não diga, segundo a qual os homossexuais podiam entrar no serviço militar se não ostentassem a sua orientação. A nomeação de Eric Fenning já foi saudada pela comunidade gay norte-americana. O Senado confirmou a nomeação ontem. Os senadores aprovaram a nomeação por unanimidade, após meses de bloqueios e atrasos que se iniciaram com sua indicação por parte da Casa Branca em setembro do ano passado. Fanning tem uma longa carreira em Defesa, foi assistente do secretário da marinha em 2009 e se tornou vice-secretário da força aérea em 2013.

Confronto
Venezuela — Manifestantes entraram em confronto com a tropa de choque na Venezuela ontem. O protesto é o terceiro da semana que pede um referendo revogatório para acabar com o governo socialista do presidente Nicolás Maduro. Milhares de pessoas pretendiam marchar até a sede do conselho eleitoral nacional, mas foram impedidas por um bloqueio da polícia. Um pequeno grupo tentou furar a barreira, ao que os policiais responderam atirando bombas de gás lacrimogêneo. Maduro declarou estado de emergência devido à crise econômica e deu a si próprio poder para governar por decreto.

Resgate
Nigéria — Uma das meninas raptadas pelos extremistas do Boko Haram na cidade de Chibok, no estado de Borno, na Nigéria, foi encontrada, de acordo com os ativistas que têm se dedicado à busca das meninas raptadas há dois anos. Um tio da menina disse que ela está grávida e traumatizada. Amina Ali Nkeki é a primeira das 219 meninas que foram sequestradas. Ela foi encontrada vagando na floresta, disse o tio da garota Yakubu Nkeki à Associated Press. Ele disse que atualmente ela está com 19 anos – ela tinha 17 anos quando foi sequestrada – e foi levada para Chibok na terça-feira.

Polícia
França — A polícia francesa tomou as ruas de aproximadamente 60 cidades hoje para protestar contra a violência e o ódio que têm sido direcionados a ela durante as manifestações populares contra as reformas trabalhistas do governo. Em alguns locais, os policiais foram confrontados por outros manifestantes, acusados de eles mesmos instigarem a violência. Em Paris, algumas centenas de agentes de polícia se reuniram na Place de la République durante o horário de almoço. Em seguida, um número maior de opositores aos protestos chegou ao local entoando gritos como Todos odeiam a polícia! e pressionando os policiais.

Impasse
Iêmen — O ministro das Relações Exteriores do Iêmen, Abdul-Malik al-Mekhlafi, anunciou na terça-feira à noite a suspensão das negociações de paz realizadas no Kuwait com os rebeldes xiitas depois de semanas de nenhum progresso, dizendo que os rebeldes se recusam a aceitar a legitimidade do presidente internacionalmente reconhecido do país. Abdul-Malik al-Mekhlafi disse em uma entrevista que os rebeldes, conhecidos como houthis, estão insistindo em uma formação de um novo governo que lhes daria uma parcela de poder. As negociações são um desperdício de temp, disse o ministro.