Washington, 14 (AE-AP) – O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, um republicano moderado cuja popularidade alcançou níveis quase míticos por causa de sua atuação na resposta ao 11 de Setembro, deu o primeiro passo para concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2008.

Na última sexta-feira, Giuliani, chamado por muitos de “prefeito da América”, apresentou em Nova York os documentos necessários para criar a comissão de prospecção de apoio e arrecadação de fundos para sua campanha presidencial. Uma cópia do documento foi obtida pela Associated Press.

A criação da comissão não faz de Giuliani um candidato declarado mas significa que ele tem planos de viajar o país em busca de apoio e dinheiro para viabilizar sua campanha.

“O prefeito Giuliani ainda não tomou uma decisão”, disse Sunny Mindel, uma porta-voz do político, em declaração divulgada na noite de ontem. “Com esse documento, tomamos as medidas jurídicas necessárias para viabilizar a organização e a arrecadação de fundos para uma possível campanha presidencial em 2008”, explicou.

Um potencial rival de Giuliani dentro do Partido Republicano será o senador John McCain, do Arizona. No último domingo, McCain anunciou que daria início ao processo de criação de sua comissão de prospecção de apoio e arrecadação de fundos para concorrer à presidência dos EUA.

Pela lei eleitoral americana, a criação de uma comissão de prospecção de apoio e arrecadação de fundos permite a um indivíduo viajar pelo país para medir o nível de apoio a uma eventual candidatura sem declarar-se candidato formalmente nem obedecer a leis mais estritas de arrecadação.