SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Antoine Griezmann vai permanecer no Atlético de Madri na próxima temporada do futebol europeu. O atacante da seleção francesa fez o anúncio em um documentário, mais ou menos nos moldes de como o astro do basquete LeBron James fez em 2010. O comunicado foi feito no canal de TV fechado espanhol “Movistar+”, e o programa ganhou o nome de “La Decisión” (A Decisão). Com a opção de ficar, o atacante descartou a proposta que tinha do Barcelona.

O vídeo mostra que Griezmann teria tomado a decisão um dia antes de viajar com a seleção da França para a Copa do Mundo da Rússia.

“Eu decidi ficar. Demonstro a todo mundo que não estava equivocado e que confio neste clube e nos meus companheiros”, disse na gravação.

Griezmann já havia se utilizado do mesmo artifício para informar na manhã desta quinta-feira que anunciaria sua decisão às 16h15 (horário de Brasília). Na ocasião, fez suspense.

“Vocês estão fartos dos comentários que dizem se vou embora, se fico, quanto que me pagarão, quanto que não me pagarão… Mas a verdade é a que vou dizer agora”, disse para depois a peça publicitária se encerrar.

O documentário durou 30 minutos. De maneira cronológica, ele se começa em 16 de abril com o francês fazendo uma tatuagem em casa. Com o passar dos dias, o tom do vídeo é o do atacante angustiado e em dúvida sobre permanecer no Atlético de Madrid ou ir para o Barcelona. Aparecem imagens dele em conversas com a irmã, pai e esposa, ouvindo conselhos entre ficar e se tornar um ícone ou ir para o clube catalão e “ser mais um”.

Em seguida há cenas dele conquistando a Liga Europa com a torcida pedindo para que fique. No prosseguimento, aparecem imagens de parte dos torcedores o vaiando na última rodada do Campeonato Espanhol, ressabiados de que fossem perder seu ídolo.

Neste momento, Griezmann se mostra abatido pela reação dos “colchoneros”, até que, enfim, surge o momento em que surge dizendo que permanece no Atlético de Madri.

O artifício de se utilizar de um canal fechado para anunciar seu futuro não chega a ser uma novidade no esporte. Em 2010, o astro da NBA Lebron James anunciou na ESPN que iria atuar no Miami Heat. O programa recebeu o nome de “The Decision” (A Decisão).

Griezmann havia concedido uma entrevista coletiva na seleção francesa na última segunda, mas ao ser perguntando se já havia tomado uma decisão, se esquivou: “Ainda não é a hora”.

O atacante entra em campo pela França neste sábado, às 7h (horário de Brasília), para enfrentar a Austrália pela Copa do Mundo da Rússia.