O início da fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) foi adiado em uma semana, de 21 para 28 de maio, em Londrina, Marialva, Apucarana, Rolândia e Ibiporã, e para 30 de maio, em Maringá. O motivo é ganhar tempo para a divulgação das recomendações do Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos, da Secretaria de Estado da Saúde, sobre precauções para diminuir a propagação do vírus da gripe A.
Participam dos Jogos Colegiais do Paraná alunos de 12 a 17 anos, não abrangidos pela campanha nacional de vacinação contra a gripe A do Ministério da Saúde, que seguiu normas da Organização Mundial da Saúde, com base nos registros da doença em todo o mundo. Mesmo assim, como se trata de um público que merece todos os cuidados, decidimos divulgar melhor as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde, justifica Marco Aurélio Saldanha Rocha, diretor-presidente da Paraná Esporte.
Entre as recomendações está proibida a participação de professores e alunos que apresentarem sintomas de doença respiratória aguda (febre, tosse ou dor de garganta), por um período de até 14 dias anteriores ao início da competição. Outra orientação da Superintendência de Vigilância em Saúde é no sentido de que o número de alunos nos alojamentos seja menor do que o habitual e que haja o máximo de ventilação.