Divulgação/Receita Federal

Na manhã de sábado (21), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de grande quantidade haxixe, smartphones, brinquedos e perfumes.

A primeira abordagem ocorreu por volta das 9h a um táxi paraguaio. No veículo estava somente o condutor, um homem paraguaio, com sinais expressivos de nervosismo, que empreendeu fuga a pé, sentido Paraguai, imediatamente ao perceber que seria fiscalizado. Foi realizado um acompanhamento tático ao homem, porém sem sucesso em contê-lo.

Em seguida, durante inspeção no porta malas do veículo, foi encontrado um fundo falso, onde estavam ocultos alguns pacotes de haxixe que totalizaram, após pesagem, 6,36 kg. Em seguida, na continuação da fiscalização, foram descobertos outros fundos falsos nas lanternas dianteiras, onde foram encontrados 28 celulares de alto valor, totalizando R$36 mil.

As mercadorias foram apreendidas e o entorpecente encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

Já por volta das 19h, um carro com placas paraguaias, ocupado apenas pelo condutor, um homem paraguaio, foi abordado para uma verificação de rotina. Ao inspecionar o interior do veículo, foram encontrados diversos perfumes e brinquedos. O condutor alegou que entregaria a mercadoria em um hotel no centro de Foz do Iguaçu e que receberia 100 dólares pelo transporte. A mercadoria, que totalizou R$8 mil, foi retida e o motorista liberado, porém será enviada representação fiscal para fins penais ao Ministério Público para averiguação das irregularidades.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.