O vice-presidente da República, José Alencar, apresentou alterações clínicas que sugerem nova obstrução intestinal, informou o Hospital Sírio Libanês nesta sexta-feira. Ele está em observação e ainda não há uma decisão sobre o próximo procedimento a ser adotado, segundo o hospital.


Alencar, de 77 anos, foi submetido no último dia 9 à cirurgia para tratar uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais. “Nos últimos dois dias, o paciente apresentou alterações clínicas e de exames de imagens e laboratoriais, sugestivos de obstrução parcial”, informa boletim do hospital.


A cirurgia da semana passada levou seis horas, quando os médicos retiraram grande parte dos vários tumores presentes na região abdominal.


Alencar, que luta contra o câncer há 12 anos, já realizou 14 cirurgias. A mais complicada ocorreu em 25 de janeiro deste ano, quando ele passou por uma operação de 17 horas para a retirada de tumores no abdome.


Em maio, no entanto, exames localizaram novos tumores no mesmo local. O vice-presidente decidiu, então, submeter-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos para combater os tumores, mas uma nova cirurgia se seguiu.