A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), informa que, nesta semana, excepcionalmente, o boletim de balneabilidade será divulgado na sexta-feira (28).
O laboratório da Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, responsável pela análise da qualidade da água para banho no litoral, constatou, na quarta-feira (26), problemas técnicos no equipamento que analisa os resultados. De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, o problema já foi solucionado e o equipamento está funcionando normalmente.
“Este imprevisto resultou em um atraso de um dia na divulgação dos resultados, mas isso não afetará os veranistas que passarão o Ano Novo no litoral do Paraná”, garantiu Rasca.
Todas as quintas-feiras, o IAP divulga a qualidade da água na orla paranaense, onde são avaliados o índice de coliformes fecais e as áreas consideradas ‘de risco’ para banho no litoral. No total, 69 pontos estão sendo monitorados. Destes, 43 terão seus resultados divulgados semanalmente – 38 na orla paranaense e, outros cinco, na Ilha do Mel. Os demais, devido ao monitoramento feito durante o ano, são considerados áreas impróprias para banho permanentemente.
Qualidade comprovada – O IAP é o único laboratório de órgão público no Paraná que possui o ISO 9001/2000, e foi um dos primeiros laboratórios públicos do país a obter a certificação, em 1998. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a recertificação consolidou os laboratórios do IAP como referência em análises ambientais, além de garantir confiabilidade e segurança para as ações de monitoramento e controle ambiental.
A auditoria que garantiu a renovação do certificado foi efetuada pela BVQI (Bureau Veritas Quality International), empresa responsável pela certificação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade no Brasil e Exterior. Vários itens foram avaliados, como satisfação dos clientes, número de resultados entregues no prazo, cumprimento do plano anual de treinamento dos funcionários e cumprimento do plano anual de manutenção dos laboratórios. “A chancela é válida por três anos e, a cada seis meses, o sistema de gestão de qualidade do IAP passa por auditoria de manutenção”, completou Rasca.
Em Curitiba, são sete laboratórios que realizam uma média de três mil análises mensalmente nas áreas de físico-química, microbiologia, absorção atômica, cromatografia, sedimentometria, limnologia, ecotoxicologia e qualidade do ar.
Os laboratórios do IAP têm como principal objetivo a realização de ensaios laboratoriais em amostras coletadas pelos próprios técnicos do Instituto em suas ações de monitoramento e controle da qualidade dos recursos hídricos e atmosféricos.