Divulgação / Paraná Clube – Kaio: de volta à Vila Capanema

O meia Kaio, 34 anos, foi um dos seis reforços contratados pelo Paraná Clube para a temporada de 2022. O jogador comemorou a chegada ao clube, onde esteve nas categorias de base, depois de ter rodado por toda a Ásia – literalmente.

Kaio deixou o Paraná em 2004, quando ainda estava nas categorias de base, e foi para o Athletico. “O que me fez decidir pelo clube foi o carinho e a gratidão. Quando saí, em 2004, sempre tive o desejo de retornar e vestir a camisa do Paraná. Tinha proposta de ir para fora, mas a partir do momento que o Paraná entrou em contato comigo, falei com a minha família, do desejo de representar esse clube. Irei me esforçar ao máximo para ajudar o clube”, dsse o jogador, em entrevista coletiva.

Em 2008, ainda com 20 anos, Kaio foi para o Cerezo Osaka, do Japão. Ainda jogou no Yokohama (Japão), a partir de 2011. Depois, defendeu Al Wasl (Emirados Árabes, 2014), Jeonbuk Motors (Coreia do Sul, 2014), Suwon Bluewings (Coreia do Sul, 2015), Buriran United (Tailândia, 2016), Lijiang (China, 2017), Kyoto Sanga (Japão, 2018) e Emirates Club (Emirados Árabes, 2019).

Em 2021, Kaio voltou ao Brasil e defendeu o Oeste, de Barueri, na Série C. O time paulista estava no mesmo grupo do Paraná e ficou em último – assim, também foi rebaixado à Série D. Kaio atuou em apenas quatro partidas, nenhuma delas contra a equipe paranaense.

“Foram 14 anos fora. Só retornei porque estava com um problema familiar. Para não ficar parado, optei por ir para o Oeste. Minha esposa estava em São Paulo, meu filho, que estava com problema, estava em São Paulo. A adaptação foi difícil, são escolas diferentes, mas estou motivado, contente, de estar no clube que estou hoje”, disse o jogador.