A checa Petra Kvitova, de apenas 21 anos, não se intimidou com o favoritismo da musa Maria Sharapova, venceu a russa em dois sets, parciais de 6/3 e 6/4, e conquistou neste sábado em Wimbledon o seu primeiro título de Grand Slam. Este foi apenas a quinta taça da carreira da atual número oito do mundo no circuito da WTA, o quarto em 2011 – antes ela havia vencido em Brisbane, Paris e Madri.

A derrota na final freia e esperança de Sharapova rever seus melhores momentos exatamente na grama que lhe pôs em evidência com o título de Wimbledon em 2004. A musa russa estava em busca de seu quarto Grand Slam, o primeiro desde que operou o ombro, no fim de 2008.

Logo em sua primeira final de Grand Slam, Kvitova encerrou um jejum que já durava 13 anos sem um título de uma checa em Wimbledon – em 1998, Jana Novotna foi a campeã. Desde 1990 uma canhota não vencia o Grand Slam inglês. A última havia sido exatamente Martina Navratilova, checa nove vezes campeã de simples lá.

No primeiro set, as duas tenistas erraram bastante e acabou prevalecendo a eficiência de Kvitova, que sacou melhor. Ela assumiu a dianteira no sexto game, quando Sharapova teve seu serviço quebrado após cometer dupla fala. A russa ainda salvou um set-point na parcial seguinte, mas a checa confirmou o seu saque na sequência, fazendo 6/3.

Já no segundo set, Kvitova foi mais agressiva, buscando decidir logo o título, e acabou também errando mais. Mesmo assim, contou com duas quebras de serviço para fechar o jogo no décimo game, com um ace no match point.