Ao contrário do que aconteceu na primeira partida da final, quando a vitória foi tranquila, o Los Angeles Lakers sofreu para ganhar do Orlando Magic na noite de domingo: foi na prorrogação, por 101 a 96.

Agora, após dois duelos em Los Angeles, o Lakers tem 2 a 0 no confronto que vale o título da NBA. Mas o Magic mostrou que pode reagir, já a partir desta terça-feira, quando acontece o terceiro jogo da série, em Orlando.

Na abertura da série melhor-de-sete jogos da final da liga norte-americana de basquete, na última quinta-feira, o Lakers ganhou fácil, por 100 a 75. Mas a história foi completamente diferente na noite de domingo, quando o Orlando Magic cresceu de produção, equilibrou as ações e esteve muito perto da vitória – no final, porém, o time de Los Angeles levou a melhor em seu ginásio e ganhou a partida na prorrogação.

“É claro que é fundamental sair de casa com duas vitórias. Jogar lá (em Orlando) é difícil, mas agora temos uma boa vantagem”, disse o técnico do Los Angeles Lakers, Phil Jackson.

“Mais uma vez conseguimos a vitória graças ao nosso jogo coletivo. O Kobe Bryant é uma peça fundamental para o time, mas, quando precisamos, o time inteiro apareceu.”

Do outro lado, o técnico Stan van Gundy lamentou a chance perdida pelo Magic, que poderia ter vencido em Los Angeles. “

Eu sinceramente senti que a vitória era nossa. Apesar de termos entregado a bola para o adversário por 20 vezes, jogamos muito bem e tivemos a chance de vencer”, comentou o treinador, que aposta tudo nos três jogos seguidos em Orlando para reagir na série.

No jogo de domingo, o Magic teve a chance de vencer no tempo regulamentar, mas Courtney Lee errou uma bandeja quando faltavam seis décimos de segundo para o final.

Aí, com o placar marcando 88 a 88, a decisão foi para a prorrogação. Depois, o Lakers não deu mais chance para o azar e controlou as ações. Apesar de o time de Orlando lutar até o fim, a vitória foi dos donos da casa

O destaque individual do Lakers foi novamente Kobe Bryant, que não repetiu a brilhante atuação do jogo anterior, mas foi decisivo com seus 29 pontos e oito assistências. E, como disse Phil Jackson, o time de Los Angeles teve importante papel dos coadjuvantes, principalmente com Paul Gasol (24 pontos e 10 rebotes) e Lamar Odom (19 pontos e oito rebotes).

Do lado do Magic, dois jogadores tiveram atuações espetaculares na noite de domingo, conduzindo o time em quadra: Rashard Lewis teve 34 pontos, 11 rebotes e sete assistências, enquanto Hedo Turkoglu contribuiu com 22 pontos. Já o pivô Dwight Howard manteve sua média, com 17 pontos e 16 rebotes para a equipe de Orlando.

Assim, apesar da derrota em Los Angeles e da desvantagem na série, o Magic ganhou moral para tentar a vitória em casa. Mas a reação tem que começar já nesta terça-feira, no terceiro jogo da decisão, que acontece a partir das 22 horas (horário de Brasília), em Orlando.

Afinal, se o Lakers ganhar mais uma, dificilmente deixará escapar o título da atual temporada da NBA.