Alunos da 2ª série da Escola General Celso de Azevedo Daltro Santos encontraram uma maneira criativa de reivindicar melhorias na área de trânsito. Foi por meio de um cartaz que eles chamaram a atenção do secretário de Urbanismo, Mário Torres, que foi até o colégio no dia 4 de novembro para ouvir as demandas dos estudantes.

Na oportunidade, Mário apresentou as ações que serão realizadas em torno da escola, como a pintura de faixas de pedestres, a implantação de placas de sinalização e indicativas de área escolar, além de uma guia rebaixada para cadeirantes.

A elaboração do cartaz integrava um projeto de educação no trânsito idealizado pela professa Denise Nanci Farias, que decidiu inserir a temática dentro das disciplinas escolares, como artes, música, educação física e ambiental, geometria, escrita e matemática. “Mas foram os próprios alunos quem levantaram o que deveria ser feito para termos um trânsito mais seguro na região”, afirmou.

A professora mobilizou toda a escola, ao apresentar o projeto nas salas de aula e, com o apoio da Guarda Municipal, distribuir materiais educativos que envolvem o tema.

A escola General Celso foi escolhida para ser uma das instituições a receber um projeto-piloto de Educação no Trânsito, que será implantado a partir do ano que vem.