Chico Camargo/CMC

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, confirmaram presenta, na quinta-feira, no Fórum “Mitos & Fatos”, que acontece no campus da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Diretor de Planejamento e Economia da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Igor Rocha debaterá a infraestrutura do Paraná com Markenson Marques dos Santos, diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Daniel Rockenbach, vice-presidente da Operação Sul da Rumo Logística; e Álvaro José Cabrini Júnior, membro da equipe de transição do governo do Estado.

Polícia
A Assembleia Legislativa promove hoje uma audiência pública com o tema “Que Polícia Você Quer para o Paraná?”. Proposta pelo deputado delegado Recalcatti (PSD), o evento pretende definir uma agenda mínima da segurança pública a ser tratada pela Assembleia a partir de 2019, com apresentação de propostas prioritárias ao próximo governado. O evento contará também com a participação de novos representantes da área da segurança pública eleitos em outubro passado. Também estarão presentes representantes da sociedade organizada, como os CONSEGs, e dirigentes dos órgãos sindicais e associativos das instituições e corporações da segurança pública e privada do Paraná.

Bicicletas
Os deputados aprovaram ontem, em redação final, projeto de lei que determina o registro do número de série das bicicletas comercializadas no Estado no documento fiscal emitido ao consumidor. Agora, a matéria segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo. A proposta obriga o estabelecimento responsável pela comercialização de bicicletas a registrar a numeração na nota fiscal, que servirá, de acordo com o texto, para todos os fins de direito, como comprovante formal de propriedade do produto.

Mais Médicos
O deputado federal Rubens Bueno (PPS) classificou como irresponsável a decisão do governo cubano de determinar a retirada do Brasil de mais de 8.322 médicos que fazem parte das equipes do Programa Mais Médicos. De acordo com o parlamentar, a decisão unilateral vai prejudicar o atendimento de milhões de brasileiros, já que em pelo menos 600 cidades do País a população é atendida exclusivamente por médicos cubanos. “A retirada imediata dos médicos cubanos, além de ser uma medida deplorável e irresponsável do governo cubano, mostra que a manutenção do programa sem uma salvaguarda é um risco para o país e atinge milhões de brasileiros”, alertou. Desamparo
Na avaliação de Bueno, o governo cubano, tantas vezes socorrido pelo Brasil, não levou em consideração as questões humanitárias ao romper o contrato com o país. “Na prática, o que fizeram foi deixar milhares de pessoas sem um amparo imediato, sem um socorro, o que representa uma completa falta de humanidade. Se queriam desistir da parceria, que o fizessem de uma maneira negociada, dando tempo para o Brasil contratar outros médicos”, apontou. 

Multas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aplicou duas multas, que somam R$ 2.901,96, a dois responsáveis por irregularidades em contratações de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI) pela prefeitura de Paranaguá entre 2007 e 2014, que causaram dano ao erário.  O TCE já havia aplicado 117 multas, que somam R$ 169.764,66, a 57 responsáveis pelas irregularidades.