Pela internet
Estados Unidos — O governo dos EUA alertou na quinta-feira sobre um possível ataque via internet ao mercado financeiro americano por parte de um grupo muçulmano radical. Mas a ameaça não estava confirmada e parecia não impor riscos imediatos. A notícia foi divulgada à indústria de cybersegurança dos EUA após funcionários do governo terem visto um “post” em um “web site jihadista” conclamando um ataque ao mercado financeiro baseado na internet, e em sites de bancos no mês de dezembro, segundo afirmações do porta-voz do Departamento de Segurança Interna Russ Knocke.

Calderón
Faixa de Gaza — O presidente eleito do México, Felipe Calderón, do conservador Partido da Ação Nacional (PAN), cumpriu na sexta-feira as formalidades necessárias para assumir o cargo, numa cerimônia caótica e sob fortes ameaças de boicote pela oposição. Para prestar um juramento e oficializar a posse, Calderón teve de ir até o Congresso, que desde terça-feira estava ocupado por deputados do PAN e da oposição, o esquerdista Partido da Revolução Democrática(PRD). Nervoso, ele entrou acompanhado do atual presidente, Vicente Fox pela única das cinco portas que não estavam bloqueadas pelos parlamentares do PRD. A passagem, localizada atrás da tribuna, havia sido conquistada a tapas pelos deputados do PAN horas antes.

Tufão
Filipinas — O tufão Durian atingiu na sexta-feira a região central das Filipinas com intensas chuvas e ventos de até 265 km/h, provocando inundações e deslizamentos de terra, que podem ter causado a morte de cerca de 500 pessoas. Os números eram contraditórios. A Cruz Vermelha filipina confirmou a morte de 388 pessoas e o desaparecimento de outras 96. Mas a Defesa Civil disse que 198 pessoas morreram e havia 260 desaparecidos.

Guerrilha
Colômbia — Guerrilheiros mataram 17 soldados numa emboscada no nordeste da Colômbia, informou o Exército. O ataque foi promovido pela unidade Gabriel Galvis das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por volta das 23 horas (locais) de quinta-feira nas proximidades da cidade de Abrego, departamento (Estado) de Norte de Santander, 350 km a nordeste de Bogotá. Outros quatro soldados ficaram feridos. O comandante do Exército general Mario Montoya, viajou para a região a fim de coordenar uma contra-ofensiva contra os rebeldes. A patrulha realizava operações terrestres noturnas de controle militar quando foi emboscada pelo grupo guerrilheiro.