Apesar de ser realizada numa sexta-feira, dia normal de atividades na cidade de Curitiba, a nova 1ª fase do Processo Seletivo não apresentou maiores problemas. A entrada dos candidatos nos seis locais de provas foi normal, sem que fosse preciso que o Núcleo de Concursos tivesse que ampliar o prazo para fechamento dos portões, que ocorreu às 13h30min.


A partir das 14 horas, os candidatos iniciaram a resolução das 80 questões objetivas dos conteúdos de todas as disciplinas do Ensino Médio. Para o reitor Carlos Moreira Júnior o número de faltantes – 7,2% – está dentro do normal. “Os concursos da Federal sempre apresentaram um número que varia de 5 a 6% de faltantes, portanto, os 7,2% está dentro da normalidade. Já os treineiros, que para essa fase eram de 647, a PUC/PR realizou também nessa sexta, 01, o vestibular seriado”, explicou.


Dados – Nessa nova fase, seis locais de provas foram utilizados – Centro Politécnico, Setor de Ciências Agrárias, Reitoria – D. Pedro I e II, Escola Técnica, Setor de Ciências Sociais Aplicadas e Faculdades Curitiba. Dos 11.550 candidatos, 6.897 são do sexo feminino, 462 são cotistas negros, 3.021 são cotistas de escola pública e 27 são portadores de necessidades especiais. Foram realizadas três bancas especiais no Hospital de Clínicas: 01 pós-parto, 01 por problema pulmonar e 01 por intoxicação causada por medicamento.


Para o reitor muitas foram as dificuldades enfrentadas pela Universidade para preparar um novo vestibular para 1/4 de seus candidatos em apenas 10 dias. “Foi preciso reorganizar todo o processo de aplicação de provas, com locais e pessoal para atuar no dia. Além disso, preparar a prova, imprimi-la e ter plena segurança do nível exigido nas questões. Conversamos com a equipe que elabora a prova e solicitamos que o grau de dificuldade fosse igual ao da prova realizada dia 19 de novembro”, esclarece.


Resultado – Desde a quinta, dia 30 de novembro, a UFPR divulgou informação de que a lista dos aprovados para a segunda fase será única, divulgada até o dia 07 de dezembro. “A equipe do Núcleo de Concursos ficou focada na realização da nova primeira fase e não na preparação da lista dos aprovados para a segunda fase, que deverá sair junto com o ensalamento”, reiterou o reitor. A 2ª fase do Processo Seletivo 2007 acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, com fechamento dos portões previsto para às 13h30min e provas das 14h às 19h.


Gabaritos – Nessa sexta, dia 01 de dezembro, o Núcleo de Concursos divulgou em seu site o gabarito oficial da 1ª fase do dia 19 de novembro. Duas questões – de números 26 e 51 – foram anuladas e a de número 12, com a resposta correta alterada. A questão 60 de Literatura foi avaliada mas não teve sua resposta alterada ou questão anulada, recebendo uma justificativa da comissão que avalia os recursos.


O gabarito provisório da nova 1ª fase sai ainda nessa sexta, 01 de dezembro, até às 21 horas. Os recursos em relação às questões aplicadas pode ser feito nesse sábado – 02 e domingo -03, quando o Núcleo de Concursos estará trabalhando. A avaliação das questões que forem motivo de recursos acontece no começo da semana. Por esse motivo, o resultado para a 2ª fase está previsto para até o dia 07 de dezembro.


Vestibular Indígena – Nos dias 09 e 10 de dezembro acontecem as provas do Vestibular Indígena, que esse ano está sendo conduzido pela UFPR. São 154 candidatos inscritos. Para as 07 vagas da Federal estão inscritos 74 candidatos de todo o teritório nacional. O que representa mais de 10 candidatos por vaga. “Ficamos felizes que o nosso vestibular e a nossa instituição sejam alvo dos povos indígenas na formação educacional de seu povo”, fisou o reitor. As seis universidades estaduais estão oferecendo 36 vagas, que só podem ser disputadas por povos indígenas do Paraná. No dia 09 de dezembro acontece a prova oral de Língua Portuguesa e dia 10 as questões gerais e de línguas. As provas acotecem no Prédio Histórico.