São Paulo, 28 (AE) – O Palio 2008, que começa a chegar às concessionárias da Fiat agora em março, terá, além de mudanças estéticas, reposicionamento das versões de acabamento e motor. As principais alterações foram no visual. As atualizações incluem dianteira, lateral, traseira e interior e serão aplicadas apenas à configuração ELX, que têm motores 1.0 e 1.4, além de 1.8R. Esta última, de apelo visual esportivo, será a única a manter o propulsor de 1,8 litro e também ganhará opção de carroceria de duas portas, até então inédita no Brasil. O Fire 1.0, de entrada na linha, continuará com a “cara” antiga.

Carro-chefe da linha, com 60% de participação nas vendas, a versão Fire mantinha, até o ano passado, o desenho da segunda geração do Palio – enquanto o restante da família estava na terceira. Mas no final de 2006, ao iniciar os preparativos para o lançamento do modelo reestilizado, a Fiat tratou de unificar todas as carrocerias.

Atualmente o motor 1.8 representa apenas 5% das vendas do hatch. Com o fim da opção HLX, a marca espera que a R atenda à demanda pelo propulsor mais forte. A estratégia visa adequar a linha para a chegada do Grande Punto, em julho. Restringindo o Palio a versões mais simples e com motores menores, a Fiat quer evitar a canibalização entre seus carros.