O Partido Rússia Unida, criado pelo presidente eleito russo Vladimir Putin, dominou a cena política entre 2000 e 2008, quando Putin era presidente. Agora, porém, após o partido ter sido alvo de protestos de rua e reclamações de corrupção, o futuro presidente russo anunciou, nesta terça-feira, o fim do vínculo com o Rússia Unida.

O futuro primeiro-ministro e atual presidente, Dmitry Medvedev, assume o comando da sigla, e já afirmou que apoiará os esforços para a construção de mais partidos representativos, tendo como objetivo primário o desenvolvimento das liberdades econômicas e civis. Putin, porém, disse esperar que o partido continue como a força centrista, conservadora.

O Rússia Unida controla dois terços do Parlamento e domina a maioria dos Legislativos estaduais do país há quatro anos, sendo resistente às críticas no passado. Os eleitores, porém, mostram-se cada vez mais desencantados com o partido, visto como um grupo de burocratas não eleitos que leva um estilo de vida extravagante. 

 

Destaca-se o fato de que o atual presidente, Medvedev, passará o cargo a Putin e assumirá o posto de primeiro-ministro, então ocupado por Putin. Agora o presidente eleito deixa o comando do partido que fundou, e quem assume é… Medvedev! Os dois, inclusives, já foram comparados a Batman e Robin por diplomatas norte-americanos, como revelou o Wikileaks. O atual presidente seria o menino prodígio, jovem e menos experiente, enquanto o Putin seria Batman.