A Assembleia Legislativa reabre hoje os trabalhos. O vice-governador Flávio Arns (PSDB) representará o governador Beto Richa (PSDB), que estará no interior do Estado, recepcionando a presidente Dilma Rousseff. O governador e a presidente abrem a 25ª edição do Show Rural Coopavel 2013, em Cascavel, na região Oeste.

Feliz 2012
Apesar de iniciar um novo ano, os deputados terão que se ocupar com alguns assuntos que ficaram pendentes do ano passado. A lista inclui um pacote de projetos de iniciativa do Judiciário e do Ministério Público Estadual (MPE) que previa a criação de 125 cargos de desembargadores, outros 175 cargos de assessores de desembargadores e outros 154 cargos para o Ministério Público Estadual. Os projetos chegaram a entrar na pauta de votação do final de 2012, mas foram adiados por falta de acordo.

Prazo
O líder da bancada de oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), pretende apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para normatizar a votação desse tipo de projeto. Ele quer estabelecer um prazo máximo para o envio dessas propostas ao Legislativo, para evitar o acúmulo de matérias no final do ano. Precisamos de tempo para que essas coisas possam ser estudadas com calma, defende.

Novela
No plano político, a expectativa na Assembleia é em torno da discussão da bancada do PMDB sobre a participação do partido na reforma do secretariado do governador Beto Richa. Depois de muito vai-e-vem e vários adiamentos por conta das disputas internas e falta de acordo sobre quem indicar e para quais cargos, os peemedebistas voltam a se reunir para tentar chegar a um consenso. Os deputados querem o comando da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, incluindo a presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na semana passada, eles ainda alimentavam a expectativa da ida do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) para a presidência da Sanepar. 

Café pequeno
Já há quem diga que o PMDB pode acabar não conquistando nenhum novo cargo de primeiro escalão na reforma. E que os parlamentares acabariam se contentando com a indicação de aliados para a direção de núcleos regionais de educação, saúde e agricultura do governo. Até porque Richa não sentiu firmeza nas promessas dos parlamentares de apoio a seu projeto de reeleição em 2014.

Comando
Na Câmara Municipal de Curitiba, um dos assuntos em pauta será a eleição para a presidência das comissões permanentes da Casa. A mais importante, a Comissão de Legislação e Justiça, tem seu comando disputado por dois vereadores governistas: Jorge Bernardi (PDT) e Luiz Felipe Braga Côrtes (PSDB). Já a presidência da Comissão de Finanças deve ficar com a vereadora Professora Josete (PT).

Richa e Dilma
O governador Beto Richa e a presidente Dilma Rousseff vão passar o dia praticamente juntos, hoje. os dois cumprem agenda em Cascavel e em Arapongas. No Oeste do Paraná, Richa e Dilma abrem 25ª edição do Show Rural Coopavel 2013 marcado para as 10h30. No Norte do Estado, Richa e Dilma participam da inauguração, às 15 horas, da Agroindústria de Leite e Derivados da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), assentamento do MST.

Sindimoc
Na manhã de sexta-feira, motoristas e cobradores de Curitiba e Região participaram do primeiro encontro com o sindicato patronal para discutir a pauta de reivindicações das categorias. Sem avanços, uma segunda reunião já está agendada, desta vez com a participação de representantes da Urbs e da Comec.

Amigos
O secretário Estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), fez uma visita oficial na sexta-feira ao prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), em seu gabinete. Conheço o Beto há muitos anos e, além de visitar um amigo, estou aqui para ouvir as demandas do município, entender as dificuldades e me colocar a disposição como uma ponte entre ele e o governo do estado, afirmou. Na pauta do encontro, questões sobre o projeto aeroportuário Arco Verde.

Primeira
Líderes e vice-líderes das bancadas da nova legislatura da Câmara de Curitiba se reuniram pela primeira vez na quinta-feira. O encontro aconteceu na sala da presidência, com a Mesa Executiva. Vereadores reeleitos e eleitos foram informados pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), sobre o início dos trabalhos legislativos, que acontece hoje.

Economia
A Compagás vê no aumento da gasolina uma boa chance de convencer o consumidor a converter veículos para o abastecimento com Gás Natural Veicular (GNV). Segundo a companhia, quem utiliza o GNV pode ter uma economia de cerca de 60% tanto em relação à gasolina quanto ao etanol. Além disso, a empresa sensibiliza para o fato do GNV ser ambientalmente mais correto. O GNV rende mais, possibilita a redução de gastos e ainda colabora para a conservação do meio ambiente, pois emite uma baixa quantidade de poluentes na atmosfera. Outra vantagem, no Paraná, é a redução no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 60%, passando de 2,5% para 1%, lembra o diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzatto.

Em Alta
No dia seguinte ao incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que já deixou 237 mortos, o estudante Giordano Goellner, 23 anos, e outros sete amigos, decidiu criar a  (ONG) Andradas Viva. O objetivo é fiscalizar, com a ajuda das redes sociais, locais de grande concentração de pessoas.

Em baixa
Além de saques no Fundo Soberano e da utilização de dividendos de estatais, o governo remanejou custos de seis ministérios para garantir a meta do superávit primário em 2012. As medidas custaram R$ 8,9 bilhões do orçamento e inflaram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).