E para conquistar os visitantes, o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, criado em 2008, também preparou novos roteiros, mais criativos e alternativos, como o Arte Bike Tour, que apresenta aos turistas algumas obras e um pouco da história de artistas como Poty Lazarotto, Rimon Guimarães, Celestino Dimas, Os Gêmeos, Erbo Steinzel, Guilherme Caldas e João Turin. Já para quem quiser passear pela Serra do Mar e conhecer o Litoral paranaense, agora é possível combinar a locação de uma Harley Davidson Softail com o passeio de trem para Morretes.

Aqueles que estiverem em busca de umas boas risadas, a melhor pedida é o By night Comedy, um passeio noturno panorâmico pela cidade, visitando os principais pontos turísticos iluminados, como o Jardim Botânico, Ópera de Arame e Parque Tanguá, e terminando com um jantar no Curitiba Comedy Club.

Todo este investimento e esforço se justificam. Embora a Copa seja um evento pontual e de curta duração — serão apenas quatro jogos em Curitiba, todos eles no mês de junho —, a aposta que o evento Fifa renda bons frutos no longo prazo.

E nem mesmo todos os problemas enfrentados pelo país, grande parte deles escancarados pela imprensa internacional (destacadamente a violência, infraestrutura deficitária e corrupção), poderão inibir o crescimento do turismo nos próximos anos, acredita Dario.
Manifestações — Hoje, estudantes universitários preparam uma manifestação onde criticam as despesas com a Copa do Mundo e cobram maiores investimentos em educação. O protesto está marcado, via redes sociais, para a Praça Santos Andrade, a partir das 11 horas. Na segunda-feira também há duas manifestações agendadas nas redes.