O prefeito Beto Richa e o vice-prefeito Luciano Ducci assinaram na noite desta segunda-feira (15) ordens de serviço para obras na Regional Bairro Novo, no valor de R$ 3,3 milhões. Somente na área de educação, as obras vão garantir 440 novas vagas em creches.

“Os bairros desta regional têm recebido uma atenção especial da Prefeitura, para melhorar a infraestrutura para os moradores”, disse Richa em audiência pública com 300 pessoas, no Salão Paroquial da Igreja de São Pedro, no Umbará.

O prefeito também anunciou que, até o mês de maio, a Prefeitura vai lançar o edital de concorrência internacional para obra de revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha, que vai do Umbará ao Alto Boqueirão. “Os recursos já estão assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta obra vai colaborar para o desenvolvimento da região”, disse Richa.

Richa também autorizou a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Professora Maria Neide Gabardo Betiatto, no Umbará, de um Espaço Saúde na Unidade de Saúde Umbará e a pavimentação de 18 ruas dos bairros Umbará e Ganchinho.

Outro anúncio de Richa foi o da inauguração da Escola Municipal Umbará, na rua Eduardo Pinto da Rocha, número 6.300, no dia 1 de maio. A escola receberá o nome da Professora Nathalia Deconto Costa, atendendo a projeto do vereador Roberto Hinça. “Nathalia foi a primeira professora da região Sul de Curitiba. É uma justa homenagem”, disse Hinça.

Outra boa notícia para a comunidade foi a construção de academias de ginástica ao ar livre na região. Uma deve ser construída em abril, no parque Lago Azul, outra na praça Jequetibá, em maio, e uma na praça Pedro Picussa, próximo do rio Ponta Grossa, em junho. O Moradias Guaraqueçaba também ganhará uma academia.

O prefeito também entregou uma nova viatura equipada para a Guarda Municipal. O veículo ficará a serviço do Núcleo Regional da Defesa Social no Bairro Novo. “São várias melhorias para esta regional, onde foi implantado o primeiro Clube da Gente com piscinas, o parque Lago Azul, e vamos inaugurar um Restaurante Popular nesta semana”, disse o vice-prefeito Luciano Ducci.

Para o padre Miguel Longhi, que há um ano e quatro meses responde pela Paróquia de São Pedro, a presença do prefeito e de sua administração no bairro é muito importante. “Com olhar mais localizado, a administração consegue servir melhor e acolher as aspirações da comunidade, saber o que realmente falta, a creche, a pavimentação, a escola, a segurança”, disse o Padre Miguel.

“Cada vez que o prefeito vem aqui ele traz notícia boa. Vivo há mais de dez anos nesta região e desde 2005 as mudanças não param de acontecer aqui no bairro”, afirmou o auxiliar de serviços gerais Natalino Ribeiro.

Para a dona de casa Mariana Silva, as notícias também foram boas. “Vai ter mais creche e escola, era tudo que eu queria ouvir, mas também fiquei contente porque vão asfaltar muitas ruas”, disse ela.