Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O diretório do Republicanos em Curitiba definiu a data da convenção partidária e a composição da nova executiva republicana na capital paranaense. O presidente municipal, vereador Osias Moraes, confirmou no dia 12 de setembro a convenção que confirmará a candidatura do deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, à prefeitura da Capital. O local ainda será definido. “Sabemos que estamos em um ano atípico, mas o Republicanos coloca um time de primeira , pessoas com responsabilidade, olhando pra uma cidade que precisa crescer ainda mais”, afirma. A nova Executiva Municipal também foi um dos destaques do encontro. O vereador Wolmir Aguiar foi empossado na vice presidência do partido.

Regras
Segundo a prefeitura de Curitiba, as convenções partidárias começaram ontem e seguem até 16 de setembro com novos formatos e regras de saúde pública em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em Curitiba, os partidos políticos que optarem por convenções presenciais autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem seguir o Decreto Municipal 1.080/2020, o distanciamento social previsto no Protocolo de Curitiba contra o Coronavírus (COVID-19) e também a Resolução 01/2020, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Distanciamento
Ontem, foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral a informação da Secretaria Municipal da Saúde sobre a realização de convenções partidárias em formato presencial, reforçando a necessidade da observância das medidas sanitárias nos eventos do calendário eleitoral.
Distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e o máximo de 50 pessoas simultaneamente são algumas das regras que deverão ser seguidas pelos partidos que optarem por esse formato de convenção. Os locais das convenções também devem ser ventilados e com espaço que respeite a capacidade máxima de uma pessoa a cada nove metros quadrados.

Podemos
O Podemos anunciou ontem a filiação do senador Flávio Arns, eleito pela Rede. Com isso, os três senadores do Paraná passam a pertencer ao mesmo partido. Além de Arns, já estão na legenda os senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães. “Isso é inédito. Temos os três senadores unidos no grande projeto de transformar o país com ética, transparência e competência e atender as principais demandas paranaenses para fortalecer nosso Estado”, disse Cesar Silvestri, presidente estadual da sigla.

Apoio
O anúncio da filiação de Flávio Arns aconteceu poucas horas antes da convenção do partido, realizada no início da noite, confirmando a candidatura à Prefeitura de Curitiba de Carol Arns, sua filha. Com isso, a candidata do Podemos contará com o apoio oficial dos três senadores paranaenses.

Devolução
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou procedente a Tomada de Contas Ordinária promovida no extinto Consórcio Intermunicipal de esenvolvimento do Extremo-Oeste do Paraná (Condoexte). O procedimento foi realizado devido à falta de apresentação da prestação de contas de 2015 da entidade, presidida à época pelo ex-prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira (gestão 2013-2016). Com isso, as contas foram julgadas irregulares, sendo ainda determinado que o então gestor devolva a integralidade dos recursos recebidos pelo consórcio naquele ano, os quais somam R$ 311.723,96. Ele também recebeu duas multas, que totalizam R$ 7.415,80, por não cumprir o dever de prestar contas e deixar de enviar quaisquer dados ao Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TCE-PR.