Iraque — A população do Iraque celebrou com fogos de artifício a retirada dos militares americanos das principais zonas urbanas do país árabe, ocorrida ontem. O governo iraquiano determinou que 30 de junho será, a partir de agora, o Dia da Soberania Nacional. Com a retirada das forças dos Estados Unidos para bases no interior, a responsabilidade pela segurança nas principais cidades cabe agora ao governo do Iraque. Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que “o futuro do Iraque está nas mãos do seu próprio povo”

Condenação
Estados Unidos — A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou, ontem, o golpe militar em Honduras e exigiu a volta imediata do presidente deposto Manuel Zelaya ao poder. O organismo internacional adotou uma resolução por aclamação, segundo a qual todos os 192 membros da ONU não reconhecem qualquer outro governo em Honduras. Zelaya estava presente durante a votação, comemorada por aplausos de diplomatas no hall da entidade.

Adesão
Turquia — A Turquia deseja acelerar drasticamente seu processo de adesão à União Europeia nos próximos meses, disse ontem o negociador do país aos seus 27 congêneres europeus em Bruxelas. Hoje a Suécia assume a presidência rotativa da União Europeia pelos próximos seis meses. O primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, disse na semana passada que seu governo deseja muito acelerar as negociações para a adesão da Turquia, mas lembrou que dar o status de integrante pleno da UE ao país é uma questão que divide as nações europeias.

Descarrilamento
Um trem de carga descarrilou e atingiu casas à beira de uma ferrovia de uma pequena cidade da Toscana pouco antes da meia-noite de segunda-feira, provocando uma explosão e um incêndio nos quais pelo menos 14 pessoas morreram – parte delas enquanto dormia – e pelo menos 50 ficaram feridas, informaram nesta terça-feira as autoridades locais. Pelo menos 35 dos 50 feridos estão internados com queimaduras graves.

Atiradores
Estados Unidos —  Atiradores em uma mini van verde abriram fogo ontem, contra um grupo de adolescentes que estava em um ponto de ônibus próximo a uma escola em Detroit, ferindo pelo menos sete, informaram as autoridades. Dois jovens estão hospitalizados em estado crítico. Pelo menos cinco adolescentes – incluindo os dois gravemente feridos – tinham acabado de sair das aulas na escola.