O Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer no sul do país, obteve mais uma conquista. O Serviço de Atendimento À Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) dará continuidade do processo de escolarização nas dependências do hospital, promovendo a inserção e reinserção no ambiente escolar.
O SAREH é um programa da Secretaria de Estado da Educação, que objetiva o atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram impossibilitados de frequentar a escola, em virtude de tratamento de saúde. As profissionais do Governo do Estado que atuam internamente no Hospital foram aprovadas pela Secretaria Estadual da Educação para continuar exercendo suas funções.
O concurso foi dividido em duas etapas. Na primeira delas foram feitas análises de currículo e histórico pedagógico. Posteriormente, uma entrevista com banca examinadora foi realizada e contou com representantes da Secretaria de Estado da Educação e das instituições que mantém o programa SAREH. O assessor de relações institucionais Mário Bosso foi o representante do Hospital Erasto Gaertner nessa etapa.
A unidade de escolarização existe no Hospital Erasto Gaertner desde junho de 2007. Em média, 10 a 12 crianças por dia recebem instruções e ensinamentos que completam seu ano letivo. Em 2010, 314 alunos passaram por esta unidade, gerando um total de 2.247 atendimentos. Somando os números de fevereiro e março de 2011, já são 51 alunos e 237 orientações.
Aulas no hospital